Xenofobia agora atropela italianos

Acostumados a colocar no lombo dos imigrantes a culpa pelo aumento do desemprego e da criminalidade, os italianos do norte, sobretudo da Lombardia, começam a sentir na pele o furor do preconceito.

Uma campanha contra os “trabalhadores fronteiriços” ganhou as ruas e a web no cantão suíço de Ticino nas últimas semanas, com um tempero acima de sarcástico.

“A farra dos ratos” (ou balairatt, no dialeto local, resíduo do dito popular “quando os gatos somem, os ratos fazem a festa”) é o site que utiliza três camundongos como protagonistas.

Um deles é um “pedreiro italiano”, outro um “assaltante romeno” e o terceiro o ministro italiano da Economia, Giulio Tremonti, cuja política fiscal tem atacado as evasões para o outro lado da fronteira. A farra, claro, fica por conta de um queijo suíço.

A polêmica seria menor não fosse por um aspecto geocultural: Ticino é um dos cantões da Confederação Helvética em que a língua oficial é o… italiano. Para adensar as controvérsias, os vizinhos da Lombardia, distantes como Araranguá de Torres, são acusados de “roubar empregos” de trabalhadores suíços.

O epicentro da campanha está na cidade de Lugano, a maior do cantão. Invasão de fronteira, violência urbana e opressão fiscal são os temas alardeados no site e nos cartazes. Nas justificativas, a denúncia de que um trabalhador italiano se contenta em receber um salário equivalente à metade do que tem direito um suíço.

As reações mais fortes surgem em províncias lombardas como Varese e Como, de onde milhares de trabalhadores italianos se deslocam. Na página de comentários do site, a baixaria rola solta de ambas as partes. Comedido, o portal VareseNotizie tanto alerta quanto relativiza a celeuma:

Se de um lado seria perigoso subestimar a campanha, enfatizá-la acaba por torná-la bem-sucedida. E uma campanha publicitária, como se sabe, só atinge sucesso quando se fala dela, bem ou mal.

 

Fonte: RefuniteBrasil

+ sobre o tema

Ludmilla abre jogo sobre insegurança e relembra ataque: “Neguinha macaca”

Um dos nomes mais fortes da música brasileira atual,...

Campanha na internet reúne artistas que alertam para genocídio negro

Assim como Martin Luther King, a cantora mineira, Lu...

Socorro, meus filhos vão ser mortos a qualquer instante

Mauro Rogério Silva Dos Santos é advogado em Caxias do...

Racismo: país entra numa nova fase

Por Weden Não há, no mundo, país sem racismo....

para lembrar

Quem é o racista do banheiro

“A sociedade brasileira largou o negro ao seu próprio...

Articulações negras importam

Em um cenário marcado por uma crise de caráter...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=