A ilha de cada um

O escritor Leonardo Padura, autor da obra-prima O homem que amava os cachorros,diz que jamais abandonará a ilha de Cuba. Apesar da escassez econômica e do cerceamento às liberdades individuais, Leonardo esclarece o porquê de não se exilar: Um escritor é fundamentalmente sua memória e sua cultura. Eu sou um autor cubano.

Por Fernanda Pompeu, do Yahoo

Concordo com Padura. Memória pessoal e social é água de nadar.  Seja água de aquário, rio, oceano, poça. As trilhas do passado – mesmo disfarçadas em atalhos do presente – são as lanternas nas mãos dos escritores.

A poeta negra Clara dos Anjos – moradora do Pelourinho, a Veneza seca de Salvador, declara: Moro na mesma casa por toda vida, aqui nasceram minha mãe e meus filhos. Presenciei vários Pelourinhos, pujante, decadente, comercial. Recebi boas propostas de vendar a casa. Mas não saio não. Minha escrita são essas ladeiras. Também a escriba desta crônica nunca deixou o Rio de Janeiro. Apesar de viver em Sampa o dobro dos anos em que viveu na cidade natal. Apesar de amar a Pauliceia com fervor, não esqueço o canto das cigarras nos fins de tarde tijucanos. Até hoje, quanto aterrisso no aeroporto Santos Dumont, o cheiro da maresia destampa o frasco das minhas emoções primitivas.

O mineiríssimo Paulo Mendes Campos, carioca por adoção, poetizou a sua ilha, ao escrever: Voltar para Minas, ah, isso eu não volto mais não! Mas tem um trem: sair de Minas, ah, isso eu não saio nunca não!  Outro mineiro, o Drummond, pregou suas raízes na parede do apê em Copacabana:Alguns anos vivi em Itabira. Principalmente nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.Para muitos, a ilha é além do lugar físico. A quem não tenha saudade especial do lugar em que nasceu, ou de onde foi criado. Gente que cria memórias no desterro.

O excelente cronista, Ivan Lessa deixou o Rio de Janeiro em 1978. Viveu em Londres até a morte em 2012. Depois da partida, nunca mais voltou ao Rio. Nem a passeio, nem para o velório do meu pai. Mas o londrino Ivan escreveu reiteradas vezes sobre o Brasil, chamado por ele de o Bananão. Paulo Francis, jornalista polêmico e muitos vezes genial, também deu uma banana para o país e se mandou para Nova York. De lá escreveu a coluna Diário da Corte para a Folha de S.Paulo. Culto e internacional, se interessou por muitas coisas. Mas, por suposto, foi a ilha Brasil seu prato principal.

Foto: Régine Ferrandis da pintura mural de Tereza Meirelles.

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Amar o distante

Por Fernanda Pompeu Minha rua, aqui na Vila Madalena, não...

Longe do centro

Nunca fui a queridinha da professora, ou da turma....

Mais rápido do que o Super-Homem

Passados os 50 anos do golpe militar a coluna...

A rainha do lar virou cidadã

Neste 8 de março de 2010, o Dia Internacional...

Fátima Oliveira dos 1000 Legados

Temos trabalho e prazer para muitas gerações Por Fernanda Pompeu em seu blog  Em 2005, tive a honra e o prazer de entrevistar a médica Fátima Oliveira (1953-2017)....

A vida é raçuda

Alvorada Acordar cedo é fonte de sofrimento para Celina Macunis. Toda vez que é obrigada a sair da cama antes das 10, vivencia a espantosa...

Luiza Bairros (1953-2016)

Morreu no 12 de julho 2016 a grande Luiza Bairros. Ela foi de tudo: ativista, professora, ministra. Gaúcha e baiana. O texto que segue...
-+=