Casal gay de 60 e 62 anos é espancado na Tijuca, Zona Norte do Rio

O engenheiro civil Flavio Micellis, 60 anos, deu entrada no início da tarde desta sexta-feira (28) na emergência do Hospital Grajaú, na Zona Norte do Rio, reclamando de fortes dores na cabeça. Ele e o marido, o servidor público aposentado Eduardo Michels (62) foram espancados por vizinhos que promoviam uma festa na noite do último feriado de Tiradentes (21). Ao conversar com a reportagem dos Entendidos, na noite desta quinta-feira, o casal contou que enfrentava a homofobia de parte dos demais moradores do condomínio onde moram, no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio. Nesta sexta, Flávio sentiu dores mais fortes e precisou ser levado a uma unidade particular de saúde.

Por Felipe Martins Do Portal Fórum

Eduardo afirma que pelo menos 20 pessoas participaram do espancamento.O marido foi derrubado no chão e atingido com chutes na cabeça e no órgão genital enquanto ele foi jogado contra a parede e teve o pescoço apertado pelos agressores. “O que houve foi uma tentativa de homicídio. Não fomos mortos porque algumas senhoras que estavam no local impediram o pior, pedindo para eles pararem”, lembrou o servidor aposentado.

A dificuldade de relacionamento com os vizinhos se arrastava há pelo menos dois anos. À imobiliária que administra o edifício, eles reclamavam da perturbação do sossego causada por constantes festas com som alto aos finais de semana. A relação com os demais vizinhos que já era crítica por segundo o casal, não terem a orientação sexual respeitada, ficou ainda pior depois que eles passaram a levar as queixas pelo barulho à imobiliária.

Eduardo mostra as marcas da agressão que sofreu no condomínio onde mora

“Nós ouvíamos insultos homofóbicos. Diziam para a gente que naquele condomínio não é lugar de viado, para dar o cu em outro lugar”, disse Eduardo. “Me chutaram várias vezes no órgão genital dizendo: isso é pra você nunca mais poder usar”, contou Flávio. O aposentado tem certeza que os vizinhos usavam as festas para provocação”. Nossa janela dá de frente para o quintal onde eles fazem os churrascos. Eles faziam questão de colocar cadeiras embaixo da nossa janela e apoiar os cotovelos dentro da nossa casa. Toda a fumaça entrava no nosso apartamento. Nós não tínhamos direito a sossego aos finais de semana”, lembrou. “Tiramos fotos dessas festas a pedido da imobiliária e passamos a ser mais hostilizados”, completou.

O dia das agressões foi o de realização de mais um churrasco pelos vizinhos. O casal denuncia que já ouvia insinuações de violência contra eles antes da festa começar. “Eu ouvia da minha casa eles dizendo: hoje a gente pega eles de pau. Hoje a gente dá um jeito neles. Nós nos sentimos intimidados e decidimos passar o dia fora. Eu já imaginava que o pior poderia acontecer, então saí de casa com o celular na mão filmando tudo. Foi quando o primeiro veio na nossa direção com xingamentos e depois outros 20 nos agrediram. Depois eles ainda nos empurraram para dentro de casa”.

“Isso foi tudo premeditado. Quando a gente abriu a porta, eles já estavam esperando para nos bater.

Flávio ficou com hematomas em razão dos chutes”Não consigo urinar direito de tanta dor”

Na segunda-feira, 24, os problemas continuaram, contou Eduardo. O aposentado afirma que as chaves da portaria foram trocadas propositalmente “Nos tornamos reféns, ficamos em cárcere privado. Achamos que iriam nos matar”. Ele e o marido pediram socorro por telefone ao Grupo Gay da Bahia (GGB), ONG que Eduardo é colaborador. “O LUiz Mott entrou em contato com o Rio Sem Homofobia, que mandou uma viatura da PM para nos libertar. Saímos de lá só com a roupa do corpo e alguns documentos”.

Vídeo mostra ameaças e início do ataque contra o casal

Amedrontados, eles temem que possam ser novamente vítimas dos agressores já que foram para outra casa no mesmo bairro, onde mora a irmã de Flávio “Eles tentaram linchar a gente. Tentaram matar duas pessoas de 60 anos no chute. Isso é crime de ódio”, definiu Eduardo.

Flávio deixou a unidade de saúde no final da tarde. Ele irá a uma clínica oftalmológica neste sábado, pois reclama de visão turva. “Tenho medo que tenha afetado o nervo ótico”.

+ sobre o tema

Homofobia na UFCA e o ódio o feminino – Por Jarid Arraes

Discursos de ódio e casos de racismo, homofobia e...

Filha de Raúl Castro lidera conga anti-homofobia em Havana

Fantasiados de havaianas e abraçados em bandeiras com as...

Pastor que fazia ‘cura gay’ é preso por abuso sexual de dois homens

Reverendo Ryan J. Muehlhauser pode pegar até dez anos...

Homofobia e violência no Sukiya

Jovem foi intimidado e agredido por garçom do restaurante...

para lembrar

Por quê criminalizar a Homofobia?

A maioria dos brasileiros assiste passivamente cenas diárias de...

Tolerância a ofensas prejudica candidatos, por Renato Janine Ribeiro

Por Renato Janine Ribeiro Aécio Neves e Eduardo Campos quiseram...

RS em meio a polêmicas de racismo e homofobia

Intolerância colocou Estado em evidência Valores fundamentais das sociedades, as...

Relator de comissão no Congresso propõe veto à adoção por casais gays

O deputado federal Ronaldo Fonseca (PROS-DF) apresentou nesta semana...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=