Liniker: “Sou bicha, sou preta, mas não sei se sou homem ou sou mulher”

Liniker teve seu nome inspirado em um jogador inglês, sugestão de um tio. Aos 20 anos, o cantor andrógino ganhou as manchetes ao lançar o clipe Zero, em que aparece de turbante, saia, batom, grandes brincos e salto. Há dois anos ele assumiu o jeito que se sente confortável de se vestir, decidiu levar isso ao seu trabalho. E revela que não sabe se é homem ou mulher: “Sou bicha, sou preta, mas não sei se sou homem ou sou mulher. Eu estou em processo. Estou sendo o que sou. Fazer o quê? Eu sou assim, não tem como fugir de quem eu sou”, declarou ele em entrevista para a Trip TV”.

Do Revista Ladoa

Homem ou mulher, uma personalidade forte, uma voz potente, uma revelação bem vinda na MPB. O trabalho lançado no Youtube de forma independente surpreendeu. Ele conta que esperavam 20 mil visualizações e uma divulgação boa para conseguir alguns shows. Mas o vídeo atraiu a atenção de mais de 2 milhões de pessoas e até da mídia internacional. Seu primeiro EP, com três musicas, chamado Cru, do cantor e compositor de Araraquara fez tanto sucesso que ele já tem turnês nacionais e internacionais sendo programadas.

Em casa ele tem tios sambistas e cresceu sob influencia da black music, que é a sua maior influência. Começou a escrever cartas de amor para outros homens quando adolescente mas não tinha coragem de entregar. A música veio em sua vida depois de um trabalho com teatro em que precisou cantar, então descobriu o óbvio para quem escuta seu timbre: sua voz incrível.

Apesar da mãe super para frente, ele contou em entrevista ao El País que a mãe o defendeu na primeira vez que chegou em casa vestido de mulher e um dos tios deu “roupas de homem” para ele vestir. “Por que colocar uma calça jeans e uma camiseta e mostrar meu trabalho só com a voz?  Meu corpo é um corpo político”, declarou o artista. Em outra ocasião, ele conta que encontrou um rímel em sua bolsa, deixado em segredo por sua mãe. “Se minha mãe, que tinha me criado, estava tranquila, tudo estava bem”.

A homofobia já se manifestou diversas vezes para ele, mas nunca fisicamente. “Nunca me bateram, graças a Deus. Mas fui muito agredido verbalmente. No metrô, você está tranquila e tem um cara com um celular, tentando disfarçar o fato de que está te fotografando. É muito escroto. Está invadindo o meu espaço. Não faz sentido. Um motoqueiro na rua uma vez falou: “Vou te comer, vem cá!”. Acho que é preciso ser corajoso. Não posso deixar que isso me reprima. Não sou essa pessoa”.

“As pessoas precisam saber que eu sou negro, pobre e gay e posso ter uma potência também. Sou um artista que se expressa assim. Então, se você está aí, se sente reprimido e tem vontade de colocar seus demônios para fora, mostrar quem você realmente é, coloque-se. Esse é um dos meus maiores desejos como artista desta geração”, contou ele para o El País.

Confira o trabalho do artista:

liniker

hqdefault (1)

fb51c1_178f3c0fc8134dfa93e2114660211d16

liniker-3

+ sobre o tema

Drag queen é agredida com golpes de foice em São Gonçalo

Jovem de 19 anos estava em uma lanchonete no...

Renda de casais homoafetivos é 65% maior do que a de heterosexuais, diz IBGE

O levantamento, de acordo com economista, potencializa o chamado...

Joseane Borges: 1ª mulher trans do Piauí com título de bacharel em Serviço Social

Joseane Gomes Santos Borges é a primeira mulher transexual...

para lembrar

Luis Vagner, o guitarreiro que foi do twist ao samba-rock para animar o terreiro brasileiro

♪ OBITUÁRIO – “Luis Wagner guitarreiro / Liga essa...

Elza Soares: Versão póstuma de ‘Meu Guri’ chega às plataformas digitais

Nova versão de "Meu Guri," performada por Elza Soares, chegou às...

Rapper Coolio, conhecido pelo hit “Gangsta’s Paradise”, morre aos 59 anos

O rapper Coolio, que iluminou as paradas musicais com sucessos...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=