Ministra Eleonora empossa Sueli Carneiro como conselheira de notório saber do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher

No ato de abertura do primeiro dia de reunião do CNDM, ministra dá posse também a conselheiras da sociedade civil e do governo federal. Eleonora Menicucci fala da previsão de aumento de recursos para a SPM e faz balanço dos seis meses de sua gestão.

“Você fortalece e engrandece o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Para nós é um orgulho ter você como membro do CNDM pela sua militância e pela sua trajetória como pesquisadora”, disse a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), na abertura da 10ª reunião do CNDM, realizada na manhã desta terça-feira (04/09), em Brasília. Ela empossou a feminista negra Sueli Carneiro como conselheira de notório conhecimento, modalidade também ocupada pelas conselheiras Bethânia Ávila e Jacqueline Pitanguy.

Durante o ato foram empossadas as conselheiras substitutas, representantes do governo federal: Deise Benedito e Laissa Ferreira, titular e suplente pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, respectivamente; Fernanda Oliveira, titular pela Secretaria-Geral da Presidência da República; Laís Mendonça, suplente pela Casa Civil. As vagas da sociedade foram ocupadas pelas conselheiras Lúcia Rincón, da União Brasileira de Mulheres (UBM), e Sueli de Fátima Santos, da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

Foto Governo Federal

Em primeira mão, a ministra das Mulheres anunciou, para as conselheiras, o incremento de 19% do orçamento da SPM para o ano de 2013, passando de R$ 68 milhões para quase R$ 80 milhões. Ao lado da secretária-executiva da SPM, Lourdes Bandeira, a ministra apresentou o balanço dos seis meses de sua gestão na SPM, no período de fevereiro a agosto, destacando as políticas para as mulheres desenvolvidas em conjunto com a Casa Civil, 15 ministérios – Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Desenvolvimento Agrário, da Justiça, Previdência Social, Minas e Energia, Integração Nacional, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Meio Ambiente, Planejamento, Orçamento e Gestão, Assuntos Estratégicos, Relações Exteriores, Educação, Esportes e Trabalho –, e quatro Secretarias da Presidência da República: Igualdade Racial, Direitos Humanos, Comunicação Social e Secretaria-Geral.

Menicucci também fez um panorama dos fóruns internacionais que representou o Brasil, desde a sua posse em fevereiro passado, a exemplo das reuniões do Comitê da Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres (Cedaw), Comissão sobre a Situação da Mulher, Comissão Interamericana da Mulher, Comissão Econômica para América Latina e Caribe das Nações Unidas (Cepal) e Rio +20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, entre outras.

No final da manhã, as secretárias de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves; de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres, Tatau Godinho; e de Articulação Institucional e Ações Temáticas, Vera Soares, demonstraram os levantamentos de suas áreas.

A 10ª reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher prossegue até esta quarta-feira (05/09).

Cobertura on-line – A abertura da reunião teve transmissão ao vivo pela TV NBr e via web pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A cobertura continua nas redes sociais da SPM: facebook/spmulheres e twitter/spmulheres.

Na quarta-feira (05/09), os trabalhos do CNDM poderão ser acompanhados pela internet, das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30, no seguinte endereço: http://assiste.serpro.gov.br/mulheres/

10ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM)
Dias: 4 e 5 de setembro de 2012
Horário: das 9h às 17h30
Local: Auditório da SPM (Via N1 Leste s/nº, Pavilhão das Metas, Praça dos Três Poderes) – Brasília/DF

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR

+ sobre o tema

Fábulas, por Sueli Carneiro

Fonte: Jornal Correio Braziliense - Coluna Opinião Era uma vez...

Negros de pele clara por Sueli Carneiro

Vários veículos de imprensa publicaram com destaque fotos dos...

A Dor da Cor, por Sueli Carneiro

Um dos aspectos mais surpreendentes de nossa sociedade é...

Previdência: marcos éticos para a inclusão social

A realização da Reforma da Previdência Social é um...

para lembrar

12/05 – Sueli Carneiro e Cuti autografam seus livros na Livraria Martins Fontes

A Selo Negro Edições e a Livraria Martins Fontes...

Eu tenho medo, por Sueli Carneiro

Eu tenho medo, por Sueli Carneiro. Estou com Regina Duarte....

Genebra, por Sueli Carneiro

"As vítimas do racismo, da discriminação racial,da xenofobia e...

O Brasil e os direitos humanos

A nomeação, pelo secretário das Nações Unidas, Kofi Annan,...
spot_imgspot_img

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, promovido pela ONU, em Genebra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância...

Instituto Geledés promove evento sobre empoderamento econômico para população negra

O Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou nesta quarta-feira (17) evento paralelo ao Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes que acontece na sede das Nações...
-+=