Modelos participam de seleção para desfilarem no Afro Fashion Day

Desfila pra cá, faz carão, posa pra lá. Foi esse o processo pelo qual passaram 110 modelos na seleção para o Afro Fashion Day (AFD). A segunda edição do evento será realizada pelo jornal CORREIO no Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Aproximadamente 60 modelos subirão na passarela montada na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico. Integrarão o time ainda artistas e personalidades negras convidadas.

rtemagicc_05112016_afro_01-jpg
Time masculino de modelos da One Models. Agência produz há 18 anos o concurso Beleza Black, que lança jovens baianos no mercado de moda (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

A seleção aconteceu, de quarta-feira (2) até esta sexta (4), na Rede Bahia. Oito agências e bookers levaram seus modelos apostando em três requisitos. “Buscamos negros que saibam andar na passarela e tenham atitude. Beleza todos eles têm. É um casting muito variado, com estilos diferentes, saindo do caricato. Tudo a ver com o conceito do Afro Fashion Day”, revela o produtor Fagner Bispo, que assina a produção do desfile.

Ano passado, o AFD abriu portas para modelos baianos ganharem o mundo. É o caso dos gêmeos Juan e Raul Santos, de 19 anos. “Usei o material do desfile para apresentá-los a uma agência das Filipinas. Somou muito por ser um evento aberto, bem produzido. Eles estão fazendo o maior sucesso na Ásia, já foram capa de revista, estamparam campanhas publicitárias”, comemora o scouter Viny Vasconcellus.

rtemagicc_05112016_afro1-jpg
Dandhy Braz com  a mãe, Rita: modelo fez sua primeira seleção pro Afro (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)

Dessa vez, ele levou 24 nomes para a peneira, entre elas, Lavínia Duarte, 18 anos, que nasceu com uma deficiência na perna direita e é modelo fotográfica. Se for selecionada, será a primeira vez da garota na passarela.

Já Suellen Massena, que participou da primeira edição do projeto, usa a experiência de 12 anos como top model para retornar ao evento como booker. “A vida inteira vi desfiles grandes onde a passarela era totalmente branca e ninguém se incomodou, a não ser os negros”, disse a modelo e empresária.

rtemagicc_05112016_afro2-jpg
A Miss Bahia 2016 Victoria Esteves entre os modelos (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Para ela, o grande mérito do AFD é valorizar uma grande parte da população que não se vê representada. “Serve para a menina da padaria que se identifica, para a minha avó que fica orgulhosa, porque não tem costume de ver negros nos comerciais da televisão. A gente tem que fazer acontecer, não importa como é o mercado, tem que encarar”, defende.

Ano passado, Dandhy Braz, 21, era uma dessas garotas que se impressionaram com o universo de beleza e autoafirmação criado pelo AFD. Ela esteve na Praça da Cruz Caída, mas longe dos holofotes. “Trabalhei no estande da estilista Najara Black. Senti a energia, estava ali do lado, mas era como se não estivesse. Jamais imaginei que poderia subir na passarela um ano depois”, contou a jovem, na torcida para entrar para o hall dos escolhidos.

rtemagicc_05112016_afro4-jpg
 Com prótese na perna, Lavínia Duarte pode estrear na passarela  (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Na expectativa do que o Afro Fashion Day pode trazer para os iniciantes, Sivaldo Tavares levou 11 jovens para a seleção. Ele toca um projeto beneficente de formação de modelos que desenvolve todos os sábados, no Largo de Pedro Archanjo, no Pelourinho. “Abro espaço para plus size, baixinhas, adultos e crianças com questões que serão úteis na vida toda, em diversas profissões. Participar do AFD é uma grande oportunidade para os que têm perfil de mercado verem que vale a pena treinar, aprender e se dedicar”, conta o booker.

Participaram ainda da seleção modelos das agências Mega Salvador, Raí Fotografia, Park Models, Bi Produções, Model Club e One Models. Essa última já tem confirmados no desfile os quatro ganhadores da 18ª edição do concurso Beleza Black. “Temos uma proposta parecida, ao empoderar e enaltecer ainda mais o negro no mercado publicitário e na sociedade baiana”, explica Pepê Santos, produtor do evento e booker da One Models.

+ sobre o tema

Zumbi vive!

Eu voltava da Federal quando vi escrito em um...

Professora e sambista Pedrina de Deus morre nesta quinta-feira em Fortaleza

Os sambas de Fortaleza perderam um membro de excelência....

Homem negro da Carolina do Norte morto há 123 anos recebe funeral

Joshua Halsey assassinado no massacre de negros em novembro...

Como seria The Notorious B.I.G. rimando em cima dos traps atuais?

The Notorious B.I.G foi assassinado quando tinha apenas 24 anos....

para lembrar

Ato de despedida das companheiras Rosangela Rigo, Lurdinha Rodrigues e Célia Maria Escanfella

Você é nosso/a convidado/a para a homenagem a essas...

Representantes da ONG Criola, Jurema Werneck e Lúcia Xavier vão desfilar na Imperatriz Leopoldinense

As ativistas Jurema Werneck e  Lúcia Xavier, coordenadoras  da ONG...

Marie Selika Williams

Em 1878 o soprano Marie Selika Williams, conhecida...

Nelson Mandela, um herói da humanidade

Mandela um dos grandes homens de nosso tempo. Chegou...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=