Os beijos são de todos

Os últimos acontecimentos em uma Escola Secundária, vieram lembrar-nos como efetivamente a igualdade de direitos consagrada na lei não garante a igualdade na vida nem tão pouco elimina a discriminação e a homofobia.

no Esquerda.Net

Perante os beijos de duas namoradas, o que resolve fazer uma funcionária da escola? Repreende-las na tentativa de impedi-las de manifestarem o carinho que qualquer outro casal de namorados expressa naturalmente no mesmo espaço. Desde que sejam heterossexuais pois claro.

A prova de que ainda há muito por fazer está na atuação de quem, a coberto da decência e dos bons costumes, ou recorrendo ao subterfúgio da proteção à exposição, trata de forma diferente aquilo que devia tratar com igualdade.

O caso reveste-se ainda de maior gravidade por acontecer num espaço onde, precisamente, se esperaria que valores como a igualdade, o respeito pela diferença e a não discriminação fizessem parte do guião para a formação de jovens e para o desenvolvimento de uma sociedade que ao invés de ditar aos outros quem devem amar, lhes dá a liberdade de serem quem são.

E exige explicações quando a direção da escola e, portanto, os responsáveis pela formação dos nossos jovens, não procuram perceber o que aconteceu, como ou porquê de forma a poderem atuar na defesa do direito constitucional à igualdade e se refugiam na negação e na desvalorização do tratamento desigual e da discriminação, optando ao invés por punir com processos disciplinares os estudantes que, perante a passividade dos adultos, não hesitaram em lutar e combater o preconceito.

E é esta desigualdade de tratamento e esta desvalorização da discriminação, que, sejamos claros, não é menos do que homofobia, que imprime sentimentos de insegurança e desproteção e que conduz a uma constante autovigilância de quem não se encaixa na ‘norma’. Quando um casal de namorados sente que tem de olhar primeiro à sua volta para se certificar se é seguro dar as mãos, trocar um beijo ou qualquer outro gesto de carinho sabemos efetivamente que ainda há muito por fazer.

Mas a certeza de que alguma coisa estaremos a fazer bem nesta sociedade e a esperança de que um dia a igualdade faça parte da vida de todos e todas – independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género – acontece quando são precisamente os jovens do milénio, aqueles tantas vezes acusados de passividade, que se indignam e levantam a sua voz em defesa do direito a sermos quem somos e a amarmos e beijarmos quem quisermos. São estes jovens que nos devolvem a confiança e a esperança de que os valores de abril, a igualdade e a liberdade, são mais fortes que o preconceito e o conservadorismo.

Sejamos capazes de continuar a construir uma sociedade onde esses valores sejam o farol e onde os beijos sejam de todos.

+ sobre o tema

Lembrando Lélia Gonzalez, por Luiza Bairros

∗ Militante do movimento negro e do movimento de...

Quem é bela, recatada e do lar?

Comecei a ler “mulher, raça e classe” da Angela...

Jean Wyllys: “Já comprei o Accordes da Boticário para o namorado que ainda não tenho “

Eu estou sem namorado. As naturezas de meus trabalhos...

Brasileiros são destaque em evento da ONU sobre afrodescendentes

Filósofa paulista Djamila Ribeiro fala sobre promoção da igualdade...

para lembrar

Projetos de lei querem impedir que marido tenha que consentir em colocação de DIU

Deputados federais e estaduais propuseram projetos de lei para proibir...

Mônica Francisco, eleita no Rio: ‘Minha eleição é consequência de uma trajetória’

Ativista, pastora e feminista, ex-assessora de Marielle Franco foi...

Dia Internacional das Mulheres: a origem operária do 8 de março

Muitas pessoas consideram o 8 de Março apenas como uma data...

R7 Pisa na bola em patrulha a corpo de Fernanda Gentil, que está grávida

Nova vítima da patrulha do corpo, a jornalista Fernanda...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=