Plano federal contra violência à juventude negra chega a São Paulo

São Paulo – Com o lançamento em São Paulo previsto para o dia 12 de Agosto, Dia Internacional da Juventude, o Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra (ou Plano Juventude Viva) busca reduzir a vulnerabilidade dessa faixa da população pela inclusão social. As estratégias de implementação do plano estão sendo elaboradas por um comitê intersetorial composto de 12 secretarias, além de alguns ministérios.

Em entrevista à Rádio Brasil Atual, a secretária Nacional de Juventude e coordenadora do plano, Severine Macedo, disse que o plano tem uma linha construída nacionalmente e dialoga com gestores locais.

“Aqui, já temos grupos de trabalho para fazer um diagnóstico local, identificando bairros a partir de dados de cada região”, disse.

O secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, Netinho de Paula, ressalta a importância do recorte étnico.

“São Paulo tem cerca de 37% da população negra e a maioria dos jovens em situação de risco iminente são negros. É uma maneira de reverter o trato da juventude com cabresto, como se pudesse só prender para resolver o problema.”

Segundo o secretário, no próximo semestre o plano começa a capacitação de jovens e seu encaminhamento ao mercado de trabalho.

O plano Juventude Viva o plano prioriza 132 município brasileiros, distribuídos em 26 estados e no Distrito Federal, que concentram 70% dos homicídios contra jovens negros no pais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 53,3% dos 49.932 mortos por homicídios em 2010 no Brasil eram jovens, dos quais 76,6% negros (pretos e pardos) e 91,3% do sexo masculino.

De acordo com o secretário municipal de Direito Humanos, Rogério Sottili, é preciso reverter o quadro de violência e criminalidade a partir de políticas de promoção de direitos em áreas pobres. “Precisamos levar o Estado com política de promoção de direitos. É uma resposta do papel do Estado. Não promover essas políticas é jogar para os jovens uma responsabilidade que é do Estado e que ele não cumpre.”

 

Fonte: Rede Brasil Atual 

+ sobre o tema

“Um dia seremos livres e voaremos com nossas próprias asas”

O romance “Eu, Tituba Bruxa Negra de Salem”, da...

Série de fotos histórica escancara o racismo nos EUA da década de 1950

Se o ano de 1956 pode hoje parecer distante...

Enem: Floripa – No PI, candidato diz que tema da redação foi fácil: ‘Vivi na pele’

No Piauí, candidatos que fizeram neste domingo (4) o...

para lembrar

A estágiária Ester Elisa da Silva Cesário diz que foi transferida para o arquivo

A estudante de pedagogia Ester Elisa da Silva Cesário,...

Racismo e opressão no governo italiano

Por Marina Fuser*   Novos escândalos colocam o primeiro-ministro italiano de...

70% dos processos de crimes raciais são vencidos pelos réus

Pesquisa revela que 70% dos processos de crimes raciais...

Professora chamada de ‘macaca’ em escola de SP critica descaso

A professora Ana Koteban, 41, que trabalha na rede...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=