Reeditar-se é prazer incomensurável

Na esfera Gutenberg – cujo reinado soma mais de 500 anos – um autor só tem a possibilidade de corrigir, suprimir, acrescentar palavras e frases no seu texto quando das chamadas reedições. O que é raridade, pois a imensa maioria dos livros físicos, no mundo inteiro, ficam na primeira edição.

Por Fernanda Pompeu Do Fernanda Pompeu

Mas – tchan, tchan, tchan – chegaram as plataformas digitais e com elas a maravilhosa possibilidade de trabalhar com rascunhos infinitos. Corrigir erros de ortografia, trocar palavras, mudar semânticas se tornaram tão fáceis quanto descascar uma banana. O provérbio: Escreveu, não leu, o pau comeu se tornou tão anacrônico quanto as fichas telefônicas.

Acontece muito comigo. Compartilho um post do meu site nas redes sociais, e vem uma mensagem amiga avisando algum erro: Você escreveu pousar, mas no caso o correto é posar. Ou então: Se a personagem do conto se chama Ana, por que de repente você escreveu Maria? Meu coração fica agradecido e meus dedos correm para o post. Um, dois, cinco segundos depois tudo corrigido. Tudo certo.

Então responde, poderá existir paraíso mais paradisíaco do que esse? A publicação digital é o jardim do Éden dos escribas. Pois ela nos dá a vantagem de melhorar a qualquer momento. É a oportunidade dourada da reedição imediata.

Faz um tempo, postei um texto redigido em 1981. Foi emocionante ler-me aos 25 anos. Vi uma escrita com vísceras e sem técnica. Agradeci às deusas a chance de domesticar o texto tornando-o mais comunicativo. Aparei exageros, consertei a pontuação. Tudo isso mantendo o espírito do texto e da jovem escriba.

Com outra postagem – também bem antiga – vivi uma experiência contrária. Relendo o texto Minha amiga se matou, percebi que não havia nada a mudar ou reparar.  A emoção escrita em 1986 não havia envelhecido. Talvez porque emoções afinal não envelheçam. Optei por postá-lo tal qual.

Ter opções é a circunstância mais relevante e divertida da escrita digital. Na lógica dos impressos você acerta ou não. Erros de revisão, um parágrafo mal construído, um título infeliz podem anunciar o velório do autor.

Até mesmo porque o tempo entre um texto publicado e o seguinte é extenso. Às vezes com anos de intervalo. Já com os blogs quem determina o tempo do silêncio entre as postagens é o blogueiro. Não depende de mais ninguém.

Também é fato que as publicações digitais aumentam a responsabilidade. Não há a quem culpar – revisores, editores, impressores – se o trabalho sair ruim. Aliás, glória e fracasso têm um só endereço. O seu domínio www.

Brinde:

+ sobre o tema

A poesia total de Elisa Lucinda – Por: Fernanda Pompeu

Todo poeta tem um rosto. O dela é radioso....

Dilma disse que investir em creches é melhor forma de enfrentar desigualdade social

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta sexta que investir...

Com 43%, Marta lidera corrida pelo Senado em São Paulo

Se eleição fosse hoje, disputa pela 2ª vaga seria...

Faces da desigualdade brasileira

A complexidade da questão da desigualdade econômica exige um...

para lembrar

Suspeito de tráfico de Ipanema vendia droga para ‘alta sociedade’, diz polícia

Patrick Rubio, de 27 anos, foi denunciado por moradora...

Michelle Obama vai lançar álbum com estrelas do hip-hop

Run-DMC, Doug E Fresh, Jordin Sparks e Ashanti estão...

5 livros para compreender a miséria humana

Autores como Fiódor Dostoievski, José Saramago, Graciliano Ramos, Victor...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=