#tambéméviolência: mulheres se mobilizam para que Maria da Penha inclua (de fato) todas as violências

O Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no ranking de feminicídio da ONU. Como se não bastasse, 3 em cada 5 mulheres sofrem, sofreram ou sofrerão violência dentro de um relacionamento afetivo. Há, contudo, ainda as violências que não deixam marcas visíveis, e que, por isso, são mais difíceis de serem denunciadas. É para conscientizar e oferecer caminhos práticos para ajudar essas mulheres que foi criada a campanha #tambéméviolência.

tambemeviolencia2

Trata-se da violência psicológica, moral, patrimonial, física e sexual. A maioria das violências físicas são precedidas por esse tipo de agressão, por isso a importância de tal conscientização. O primeiro passo, portanto, para trabalhar a mudança nessa dura realidade é falar sobre o tema, oferecendo meios e maneiras para que a vítima possa buscar auxílio, apoio e a assistência jurídica ou emocional necessária.

tambemeviolencia3

Pra tal, no dia 27 de setembro a ONG Artemis – que trabalha pela autonomia feminina e pela prevenção e erradicação de qualquer forma de violência contra a mulher – irá realizar um ato nacional em frente ao Tribunal de Justiça de São Paulo. O objetivo é unir as ativistas feministas para exigir dos tribunais, através de uma denúncia pública entregue ao presidente do TJSP, o cumprimento efetivo da lei de proteção a qualquer tipo de violência contra a mulher, já que tribunais não têm reconhecido denúncias sobre violências psicológica, patrimonial e moral – apesar de constarem como violência doméstica de acordo com Lei Maria da Penha nº 11.340/06 (artigo 7º, incisos II, IV e V).

tambemeviolencia4

As lojas da Lush – parceira da ONG na campanha – estarão todas voltadas para o tema no período, e as vendas do sabonete Karma serão doadas para a ONG. Uma cartilha com informações sobre violência doméstica e auxílio para denúncia e ajuda será distribuída. A campanha irá até o dia 10 de outubro.

tambemeviolencia5

Você pode apoiar a causa pelas redes sociais, utilizando a hashtag #tambéméviolência para relatar casos vividos que envolvam “qualquer conduta que lhe cause danos emocional e diminuição da autoestima ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica”, conforme definição da Organização Mundial de Saúde.

tambemeviolencia6

A hora de mudar é sempre agora, mas a necessidade dessa mudança é tão urgente quanto o direito à liberdade, saúde e igualdade de qualquer mulher.

tambemeviolencia7

tambemeviolencia8

© fotos: Camila Cornelsen

+ sobre o tema

Crise no Rio de Janeiro sucateia rede de atendimento a mulheres

Espaços que prestavam atendimento social e jurídico às vitimas...

Decisão de afastar José Mayer inclui pressão de funcionários da Globo

Anunciada na noite de segunda-feira (03), a decisão de...

Justiça usa educação para reduzir machismo e violência doméstica

Juízes e promotores já não esperam reduzir a violência...

para lembrar

App brasileiro ajuda mulheres vítimas de violência a se protegerem de ex-companheiros

A história, infelizmente, é conhecida. O relacionamento não está...

Jovem bate em mulher com socos e joelhadas e câmera registra agressão

Caso ocorreu em Álvaro de Carvalho (SP); suspeito é...

Feminicídio: como uma cidade mexicana ajudou a batizar a violência contra mulheres

Desde 1993, uma onda de assassinatos brutais de mulheres,...

Homem ameaça pelo Facebook fazer “o mesmo que o cara de Campinas” e é preso

Rodrigo Nomura Guerreiro fez uma série de ameaças contra...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=