Vítima de racismo antes das finais, LeBron afirma que é “difícil ser negro nos EUA”

Casa do jogador foi pichada com palavras racistas nesta quarta-feira

Foto: Jack Arent / NBAE / Getty Images

Do Correio do Povo

Um dia antes de abrir as finais da NBA diante do Golden State Warriors e lutar para estar no topo da liga mais uma vez, LeBron James teve outro motivo para se preocupar nesta quarta-feira. O astro do Cleveland Cavaliers foi vítima de um ataque racista, depois de ter a sua casa na cidade de Los Angeles pichada com uma palavra comumente utilizada nos Estados Unidos para ofender as pessoas negras.

Por isso, em pleno “Media Day” das finais – dia em que todos os jogadores de ambas as equipes da decisão ficam disponíveis para entrevistas -, LeBron James precisou responder sobre o racismo em seu país. “Não importa quanto dinheiro você tem, não importa quão famoso você é, não importa quantas pessoas te admiram. Ser negro nos Estados Unidos é difícil”, disparou.

LeBron James se mostrou consternado pelo episódio, mas não surpreso. “Isso serve para mostrar que o racismo sempre fará parte do mundo, parte dos Estados Unidos. Você sabe que o ódio nos EUA, principalmente com os negros, está vivo todo dia. Apesar de fazerem isso de forma oculta, você sabe que as pessoas vão esconder seus rostos e dizer coisas sobre você”, considerou.

A polícia informou que a palavra em questão foi apagada antes que os oficiais chegassem ao local. Patricia Sandoval, porta-voz do Departamento de Polícia de Los Angeles, explicou que as câmeras de segurança da residência provavelmente filmaram os responsáveis pela pichação e que vai abrir inquérito por vandalismo e, possivelmente, crime de ódio.

LeBron James não estava em casa no momento do ataque, afinal está em Oakland para o início das finais da NBA. “Minha família está a salvo, estão em segurança e isto é o mais importante”, disse.

LeBron James também prometeu responder aos ataques na quadra e não deixar que o episódio o atrapalhe nas finais da NBA. Nesta quinta-feira, seu Cleveland Cavaliers disputa a primeira partida da série melhor de sete decisiva contra o Golden State Warriors, em Oakland. Esta é a terceira vez seguida que as equipes se enfrentam na decisão, com um triunfo para cada lado.

+ sobre o tema

Como calar um juiz por Maria Carolina Trevisan

"Fique sossegada. Esse juiz solta todo mundo", disse o...

Racismo e eugenia num ônibus da Zona Sul do Rio

A atriz e jornalista Tracy Segal escreveu uma crônica...

Vilma Nascimento, histórica porta-bandeira da Portela, afirma que foi vítima de racismo

Uma referência da Portela, uma das escolas de samba...

para lembrar

spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=