03/09 – Embaixadas: Dilma vence em Paris e Roma; Serra em Londres

Embaixadas e consulados brasileiros divulgaram resultados extra-oficiais das votações realizadas fora do País. Nas apurações divulgadas, a candidata petista à presidência Dilma Rousseff liderou o pleito em Roma, na Itália, e em Paris, na França. Em Londres, na Inglaterra, o tucano José Serra foi o candidato com mais votos.

Em Paris, 2.150 votaram. De acordo com a apuração, 964 pessoas (46%) votaram na petista, 618 (29,6%) escolheram o tucano, 462 (22,1%) optaram por Marina Silva, do PV, 66 (1,6%) votaram branco ou nulo e 41 em outros candidatos.

A votação na capital francesa teve início às 8h (3h de Brasília) e se encerrou pontualmente às 17h (12h de Brasília), em um domingo que permaneceu nublado em Paris com temperatura oscilando entre 5° C e 20° C.

Em Roma, com o fechamento das urnas, os números preliminares e extra-oficias foram divulgados pelo embaixador José Viegas Filho por volta das 18h da tarde deste domingo (13h em Brasília). Os boletins emitidos indicavam que Dilma Rousseff tem 44,1% dos votos, José Serra, 32,6%, Marina Silva, 19,4%. Os demais candidatos somaram, juntos, 3,9%. Foram computados somente os votos válidos, excluídos, portanto, brancos e nulos.

Estavam aptos a votar 3488 pessoas. Destas, compareceram às urnas 1938 – 55,5% – percentual considerado bom pelo embaixador. “Ocorreu tudo dentro da normalidade e estou feliz pelo número de pessoas que veio votar”, disse.

Pela apuração do consulado geral do Brasil em Londres, o candidato do PSDB, José Serra, ganhou a maioria dos votos (1.118). Mas se dependesse dos eleitores brasileiros que votaram no Reino Unido, ele teria que ir para o segundo turno com a petista Dilma Rousseff (1.014 votos). Os resultados das apurações das 18 seções já foram transmitidos eletronicamente para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Em Londres, a votação foi encerrada às 17h (13h de Brasília). Dos 7 mil eleitores inscritos no consulado, menos da metade apareceu para votar (3.291)

Fonte: Terra

+ sobre o tema

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

para lembrar

Racismo, miscigenação & casamentos interraciais no brasil

Por alex castro Algumas pessoas argumentam que não somos um país...

Mendes vota contra documento único na eleição mas pesa denúncia de conluio com Serra

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes...

Imprensa francesa destaca sucesso do presidente Lula

A imprensa da França deu grande destaque nesta semana...

Entre a vida, a morte, a discriminação, a (in) justiça, a impunidade e o poder

Por Ane Cruz, Aparecida Gonçalves e Eunice Léa de...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...
-+=