12 filmes sobre jazz e blues para ver na Netflix

Enviado por / FonteDo Catraca Livre

O que Nina Simone, B.B. King e Tony Bennett têm em comum? Além de nomes venerados na história da música, eles tiveram suas histórias recontadas recentemente em ótimos documentários disponíveis na Netflix.

Para quem se interessa especificamente por jazz e blues, a plataforma oferece ainda outras produções interessantes que se debruçam sobre a história e influência desses estilos – que vão de clássicos de Hollywood a produções que têm o jazz como trilha sonora.

A seguir, você confere 12 títulos compilados pelo site Um Jazz Por Dia que integram o catálogo brasileiro. Vale lembrar que a plataforma de streaming oferece acesso gratuito durante os primeiros 30 dias de uso.

1) “O Grande Gatsby”  (1974) (assista aqui)

Esta é uma das seis adaptações para o cinema do romance “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald – um dos mais importantes da literatura mundial. O elenco traz em destaque Robert Redford e Mia Farrow. Com direção de Jack Clayton, o longa tem roteiro assinado por Francis Ford Coppola e pelo próprio Fitzgerald.

2) “Poucas e Boas” (1999) (assista aqui)

Dirigido pelo mestre Woody Allen, este documentário ficcional é baseado na trajetória de Django Reinhardt, ícone da história da música e um dos criadores do estilo gypsy jazz. Na trama, o ator Sean Penn interpreta um guitarrista de jazz mulherengo e cleptomaníaco chamado Emmet Ray.

3) “B.B. King the Life of Riley” (2012) (assista aqui)

Narrado pelo ator Morgan Freeman, esse documentário conta a memorável história do garoto que nasceu nas plantações de algodão do Mississipi, nos Estados Unidos, em meio ao preconceito e segregação racial, e se tornou o Rei do Blues, influenciando músicos de todo o mundo.

4) “Chicago” (2002) (assista aqui)

Recordista de indicações ao Oscar em 2003, “Chicago” é a adaptação do famoso musical da Broadway e mostra a era do jazz na cidade de Chicago, nos EUA, nos anos 1920. O longa combina escândalos, celebridades e corrupção, sob grandes números musicais e muito glamour. O filme levou seus estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Filme. Sob direção de Rob marshall estão estrelas como Catherine Zeta-Jones, Renée Zellweger e Richard Gere.

5) “Ray Charles – At the Olympia” (2005) (assista aqui)

Este é o registro do show que comemora o 70 anos de Ray Charles (1930-2004). Na apresentação realizada na casa de espetáculos mais antiga de Paris estão inúmeros clássicos, incluindo “Route 66” e “Hallelujah”.

6) “A Princesa e o Sapo” (2009) (assista aqui)

Nesta animação, a personagem Tiana, a primeira princesa negra da Disney, vive uma bonita história de amor em um bairro chamado French Quarter. A animação é um conto de fadas musical ambientado em Nova Orleans, na década de 1920, a famosa Era do Jazz.

7) “Rejoice and Shout” (2010) (assista aqui)

Com registros históricos de apresentações ao vivo e entrevistas, este documentário recupera a história da música gospel afro-americana, que está na base de diferentes gêneros musicias, principalmente do blues e do jazz.

8) “Still Bill” (2009) (assista aqui)

O documentário reconta a trajetória do compositor e intérprete Bill Withers, ícone do soul, blues e r&b. O filme conta com registros de shows ao vivo e entrevistas com músicos, familiares e amigos do músico.

9) “Hugh Laurie: Down by the River” (2011) (assista aqui)

O documentário traz uma espécie de making of da jornada musical do ator e músico Hugh Laurie ao berço do blues e do jazz, Nova Orleans, nos EUA. No filme, ele passeia pela cidade a bordo do seu Ford Galaxie 500 e encontra convidados especiais, como Tom Jones, Irma Thomas e o músico Allen Toussaint.

10) “The Zen of Bennett” (2012) (assista aqui)

Produção original da Netflix, este documentário apresenta a trajetória de Tony Bennett recontada pelo próprio cantor. A reflexão sobre sua vida é dada um dia antes de completar 85 anos. O filme tem participação especiais de outros grandes nomes da música, como Amy Winehouse, Lady Gaga, Andrea Bocelli e Michael Buble.

11) “Keep on Keepin’ On” (2014) (assista aqui)

O documentário acompanha os quatro anos de preparação do pianista cego Justin Kauflin, de 23 anos, para uma competição internacional. Músico prodígio, ele tem como mestre trompetista americano Clark Terry, de 89 anos.

12) “What Happened, Miss Simone?” (2015) (assista aqui)

Aclamada por público e crítica, este documentário (outra produção original da Netflix) traça a trajetória de Nina Simone, lenda da música americana e ativista da igualdade racial. O filme reúne cenas raras de shows e entrevistas da artistas, além de depoimentos e entrevistas de pessoas ligadas à ela durante sua intensa carreira.

+ sobre o tema

Salvador – Yemanjá é Black: moda, estilo e animação para saudar a Rainha do Mar

A festa Yemanjá é Black reunirá moda e música...

Corpo de Tim Maia é exumado para exame de paternidade no Rio

Os restos mortais do cantor Tim Maia, que morreu...

Designer e cientista africanos juntam-se para fazer moda antimalária

Beleza útil Um cientista e uma designer de moda, ambos...

Anderson Silva se veste de Michael Jackson para a revista Rolling Stone

Com o bom humor de sempre, Anderson Silva protagonizou...

para lembrar

Miss Angola 2013 é viciada em livros

A bela Vaumara Rebelo, Miss Angola 2013, 22, é...

Rihanna quer ajudar família de adolescente morto em Sergipe

Um crime no interior de Sergipe chocou não só...

Álbum “Lemonade” gera mais de 3 milhões de dólares por dia para Beyoncé

O lançamento do álbum “Lemonade”, o sexto da carreira...

Em evento, Pelé e Maradona selam a paz com abraço: “Chega de brigas”

Enquanto artigos históricos de sua carreira vêm sendo leiloados...
spot_imgspot_img

ADINKRAZZ lança o EP Cidade Grande, com sua mistura de jazz e influências afro, dia 12 de setembro, nas principais plataformas digitais

O coletivo Adinkrazz lança seu primeiro EP, Cidade Grande, dia 12 de setembro (terça-feira), nas plataformas digitais, a partir da meia-noite. O show de...

Artistas negros dominam o line-up do Festival de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz

A 21ª edição do Festival de Jazz de Ouro Preto - Tudo é Jazz, evento considerado um dos mais importantes em todo o mundo pela...

B.B. King: rei do Blues ganha exposição imperdível no MIS

Prepare seu coração! Uma exposição inédita dedicada ao Rei do Blues, B.B. King, permitirá que o público tenha acesso a diversos itens relacionados à sua...
-+=