135 anos de desrespeito à liberdade

Miséria e pobreza são sinônimos de negritude

O mérito de proibir a escravização e libertar as 700 mil pessoas ainda oficialmente cativas no Brasil de 1888 é da Lei Áurea. Mas é impossível ignorar que, no pós-abolição, o Estado não cumpriu seu papel para promover a inclusão dos negros na nossa sociedade.

A ausência de mudanças institucionais, prática nada republicana, gerou efeitos que hoje são aferidos em números vexatórios e em situações que deveriam ser inaceitáveis em qualquer lugar que se pretenda minimamente civilizado. Contudo, nessas terras foram naturalizadas e introjetadas ao cotidiano: miséria e pobreza são sinônimos de negritude.

Entre os 10% mais pobres da população brasileira, 78,5% são pretos e pardos, segundo o IBGE. Os mais altos índices de analfabetismo estão entre os negros. Além disso, a questão racial se conecta à de gênero e amplia a discriminação das mulheres negras.

Primeira página do Diário Popular, de São Paulo, noticiando a Lei Áurea, em 1888 – Folhapress

As penitenciárias do país também têm cor, posto que 67,4% da população carcerária é preta ou parda, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O que alimenta e estimula um viés preconceituoso e racista que rotula pessoas negras como “elementos suspeitos”, “perigosos”, “indesejáveis”.

O tipo de coisa que faz com que pretos e pardos sejam agredidos, insultados, perseguidos por seguranças de estabelecimentos comerciais ou abordados pela polícia sem motivo aparente. A ponto de um jovem ser parado na rua pela PM três vezes no mesmo dia enquanto desempenha atividades corriqueiras como sair para comprar ração, ir à academia e comer um hambúrguer com amigos. Ou do deputado estadual paranaense Renato Freitas ser retirado de dentro de um avião para uma revista aleatória.

Passados 135 anos da abolição, a herança da escravização se manifesta em casos diários de violação e desrespeito à liberdade. Preconceito e racismo (ora dissimulado, ora explícito) minam nossa autoestima. Ainda assim, continuamos lutando, sonhando e apostando num futuro melhor.

+ sobre o tema

Vencedor do Nobel perde títulos após comentários racistas

O cientista James Watson, um dos descobridores da estrutura...

Sugestão para Joao Doria: pintar-se de preto para testar a violência policial

Depois que o prefeito João Doria se fantasiou de...

Itabira de Drummond é a mesma do santeiro Alfredo Duval e dos quilombolas

No final de semana passado estive na região sudeste...

PMs são presos sob suspeita de envolvimento na morte de garoto de 13 anos no Rio

Quatro policiais militares que figuram como réus no processo...

para lembrar

Socialite indenizará Ludmilla por dizer que cabelo dela parece “Bombril”

Comparar o cabelo de uma mulher negra à palha...

Ministro da Igualdade Racial diz que falta de punição estimula casos de racismo

Fonte: G1 Ele citou agressão contra negro suspeito de...

Intolerância Religiosa e Racismo

Ontem na reunião do grupo Salva Guarda da Capoeira...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=