1ª Parada Negra LGBT de BH acontece no próximo sábado (25/5)

Enviado por / FontePor Ana Luiza Soares, do EM

O evento celebra a diversidade e a luta pelos direitos civis

No próximo sábado (25/5), data que marca o Dia da África, acontece em Belo Horizonte, a 1ª edição da Parada Negra LGBT.

O evento acontece a partir das 14h, na Praça Sete. O coletivo Rede Afro LGBT, que atua desde 2005, vai as ruas do centro da cidade levando o tema “Do Erê ao Ancestral – Pela Vida das Juventudes Negras”. 

A Parada Negra LGBT de BH busca resgatar o movimento na cidade, evidenciando figuras negras que foram historicamente silenciadas. Além disso, procura divulgar e discutir as políticas públicas do município voltadas para a população negra e LGBTQIAPN+. O evento será aberto ao público, e contará, em sua programação, com apresentações, performances artísticas e pautas da comunidade de forma racializada.

Os organizadores do evento, Vanessa Alecrim e Thiago Santos, compartilham a empolgação para o evento. “Estamos entusiasmados em trazer a Parada Negra LGBT para a cidade e em contribuir para a visibilidade e representatividade da comunidade negra e LGBT na cidade”. Eles acreditam que a iniciativa é fundamental para promover o diálogo e a inclusão, além de fortalecer a luta pelos direitos civis de todas as pessoas.

Além de marcar o simbólico Dia da África, a Parada também é inspirada no movimento “Black Pride”, que teve início em 25 de maio de 1991, nos Estados Unidos. Apesar de ser a primeira edição realizada na capital mineira, a Parada Negra já está no calendário da população LGBT de outras cidades do Brasil, como São Paulo e João Pessoa.

Recursos

A iniciativa não tem apoio de nenhum edital ou emenda para sua realização, no entanto, a Rede Afro LGBT mineira conta com movimentos sociais, sindicatos e alguns mandatos progressistas para captar recursos. Segundo a coordenação, a Prefeitura de Belo Horizonte irá ceder uma estrutura básica de apoio para o evento.

A iniciativa privada pode apoiar a causa entrando em contato com a organização pelo e-mail [email protected] ou pelas redes sociais.

Serviço

1ª Parada Negra LGBT de Belo Horizonte

Sábado, 25 de maio, às 14h

Praça Sete (quarteirão fechado Cine Vallourec)

+ sobre o tema

Movimentos denunciam revista íntima vexatória em mulheres

Em protesto pelo Passe Livre, em 25 de outubro,...

‘O discurso de ódio contra a mulher não é liberdade de expressão. É crime’

Baaghi, uma blogueira paquistanesa, teve seu documento de identidade,...

Julho das Pretas

Um mês depois de a multidão indignada arrancar do...

para lembrar

Sobre ser Lésbica e Negra

Dentro da comunidade lésbica eu sou Negra, e dentro...

Nota de Repúdio à declaração da atual Ministra de Direitos Humanos a Senhora Luizlinda Valois

A Coordenação Nacional de Gênero do CEN – Coletivo...

Taís Araujo vai interpretar Marielle Franco no especial “Falas Negras” da Globo

A Globo está desenvolvendo um especial para o Dia...

Regina King faz desabafo sobre morte do filho: “A ausência física é tão grande”

Regina King tem lidado com as coisas “minuto a...
spot_imgspot_img

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Novas pesquisas mostram que meninas nos EUA estão tendo sua primeira menstruação mais cedo. A exposição ao ar tóxico é parcialmente responsável. Há várias décadas, cientistas ao redor do...

Leci Brandão recebe justa homenagem

A deputada estadual pelo PC do B, cantora e compositora Leci Brandão recebe nesta quarta (5) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do...
-+=