Cauby, Cauby!

A cena é tão boa que dispensa roteirista. Mamãe grávida do meu irmão, Júlio, entusiasmada com a presença de Cauby Peixoto (1931-2016) em Niterói. Aliás, cidade natal do cantor.

O ano era 1957. Cauby era chamado de o terror das moças. Errado. Era o terror dos namorados e maridos que viam mulheres se emocionarem com o intérprete de Conceição eu me lembro muito bem vivia no morro a sonhar com coisas que o morro não tem.

Mamãe nunca morou no morro. Mas tinha seus sonhos com coisas que a vida de casada certamente não tem. Papai então se perguntava: O que esse cara tem que eu não tenho?

Nos anos 1950 a regra geral, com exceções honrosas, era: homens mandam, mulheres obedecem. Eram eles a cabeça do casal. De maneira que meu pai proibiu que mamãe fosse ao show de Cauby Peixoto no estádio Caio Martins.

Ele gostava de contar essa história indagando: Onde já se viu uma mulher grávida correr em disparada atrás de um cantor? A versão de mamãe era mais magoada. Nunca ela esteve tão perto do ídolo. O Caio Martins ficava a algumas quadras da nossa casa.

Passados anos quando essa história voltava, papai mantinha-se firme. Já minha mãe sublinhava: Eu era moça e muito boba. Se fosse hoje teria ido. Teria desobedecido.

+ sobre o tema

Estudantes quilombolas são aprovados no vestibular da UFBa

  Os cinco jovens aprovados na última seleção...

Shopping Praça da Moça traz a exposição “Black Power”

Mostra reúne 40 peças inspiradas nas bonecas abayomi*, sem...

Fórum Permanente pela Igualdade Racial é inaugurado

Por Pedro Borges Do Alma Preta Projeto reúne importantes organizações do...

para lembrar

‘Mulheres Pretas’ ocupam Itaquera com cultura e empoderamento

Evento conta com apresentação do grupo Batekoo e da rapper Lei...

Racismo en México

    "En mi...

Documento pede registro do maracatu cearense como patrimônio cultural

Um abaixo-assinado que visa candidatar os maracatus do município...

“E o que Restou do Barro Silenciou a Mulher”

Soterradas há séculos pelo “barro pelo qual o homem...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=