Hillary Clinton faz história e garante indicação democrata à Presidência dos EUA

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton assegurou nesta terça-feira (26) a nomeação do Partido Democrata para a disputa da Casa Branca neste ano, se tornando a primeira mulher na história norte-americana a encabeçar a chapa de um dos grandes partidos.

Do Huffington Post

Em uma demonstração simbólica de unidade do partido, o ex-rival de Hillary, senador Bernie Sanders disse que Hillary deveria ser escolhida como candidata do partido durante a votação nominal de estado por estado na convenção democrata na Filadélfia.

Mais cedo, delegados de Dakota do Sul deram a Hillary 15 votos, lhe assegurando mais do que os 2.383 necessários para ganhar a nomeação. Hillary teve um total de 2.842, ante 1.865 votos para Sanders.

Depois de uma disputa dura com Sanders, Hillary vai agora representar o partido contra o escolhido republicano, Donald Trump, nas eleições de 8 de novembro.

Delegados gritaram “Hillary, Hillary”, quando a senadora Barbara Mikulski, de Maryland, apresentou formalmente o nome da candidata para a votação em ordem alfabética.

“Sim, nós quebramos barreiras. Eu quebrei uma barreira quando me tornei a primeira mulher democrata eleita para o Senado por direito próprio”, disse Barbara Mikulski. “Então é de todo o coração que eu estou aqui para indicar Hillary Clinton para ser a primeira mulher presidente”, afirmou.

Sanders já tinha endossado Hillary, que foi primeira-dama e senadora, mas alguns dos simpatizantes do democrata protestaram na Filadélfia contra o aparente apoio da liderança do partido para Hillary durante as primárias democratas.

Apoiadores de Hillary dizem que a sua vivência em Washington mostra que ela tem a experiência necessária para estar na Casa Branca durante momentos difíceis, quando os EUA tentam acelerar a recuperação econômica e enfrentam desafios relacionados à segurança no exterior.

Críticos a veem como complacente demais com os poderosos.

+ sobre o tema

Quando raposas tomam conta do galinheiro, por Maurício Pestana

por Maurício Pestana  A expressão acima, dito popular...

Obama para de fumar e Michelle está ‘orgulhosa’

A luta contra o vício foi um dos temas...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

No dia D, Romney e Obama ainda disputam votos

por Rodolfo Borges Uma eleição em aberto. As pesquisas de...

Serra prepara saída e blindagem do governo

Por: FÁBIO ZAMBELI Tucano, que deixa o...

Entrevista com Silvio Humberto, vereador eleito de Salvador, ao site Bahia Notícias

Bahia Notícias  – O que você acha da renovação na...

Descalço, etíope vence maratona de Roma; belga morre após ataque cardíaco

Com o tempo de 2h08min39s, o etíope Siraj Gena...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=