Astros da NBA protestam: “ser negro é pior do que ser terrorista nos EUA?”

morte de Terence Crutcher, um homem negro que foi alvejado pela polícia em Tulsa (Oklahoma) na última semana, gerou uma nova onda de manifestações nos Estados Unidos que ganhou apoio de astros da NBA como Rajon Rondo, Chris Paul e Dwyane Wade.

da UOL

Diversos jogadores postaram mensagens nas redes sociais pedindo união para que casos como este não voltem a acontecer. O armador Rajon Rondo, do Chicago Bulls, foi um dos que escreveu a mensagem mais contundente. “Eu acho que ser negro é pior do que ser um terrorista”, disse no Instagram, referindo-se à prisão de um suspeito de ter explodido uma bomba em Nova York.

As manifestações pelas redes sociais revivem o apoio recente de diversos esportistas ao movimento “Black Lives Matter” (vidas negras importam, em uma tradução livre), que ganhou notoriedade depois da morte de dois negros em 2014 por policiais.

Recentemente, o quarterback Colin Kaepernick, do San Francisco 49ers, levou o apoio às arenas esportivas ao se ajoelhar durante o hino americano nos jogos da NFL, a liga de futebol americano do país.

Veja o que escreveram os jogadores nas redes sociais.

Rajon Rondo, do Chicago Bulls

“Diga-me uma coisa, como é que um homem negro desarmado cujo carro está parado e precisa de ajuda leva um tiro e é morto por policiais enquanto o suspeito de colocar bomba em NY e NJ, que realmente disparou contra policiais, está detido e vivo? Eu acho que ser negro é pior do que ser um terrorista. Mesmo com as mãos para cima, nenhuma arma, e precisando de ajuda, ser negro ainda é um crime. Minhas sinceras condolências à família de Terence Crutcher”

Chris Paul, do Los Angeles Clippers

Nosso país é melhor do que isso. #éobastante

Dwyane Wade, do Chicago Bulls

“Nós devemos nos aproximar mais! Devemos mostrar a nossa força como uma comunidade negra! Ou vamos continuar a despertar com histórias de NÓS sendo abatidos como se não nos importássemos. Devemos mostrar que nos importamos mais um com o outro! Todos nós devemos fazer mais!”

+ sobre o tema

Massacre em Manaus e as falácias do empirismo pró-encarceramento

Brasil prende mal e muito, investiga pouco e mata...

Desenhos contra o racismo

Premiado com o Eisner e o Jabuti, o quadrinista...

Negros são 17% dos mais ricos e 75% da população mais pobre, diz IBGE

Levantamento divulgado nesta sexta-feira, 2, pelo IBGE mostra que...

para lembrar

Neymar, o namorado da Jout Jout e os negros que não sabem que são negros

Neymar seria um nome importante na luta contra o...

Eu, um Amarildo

Vídeo relatando um pouco sobre os dilemas da...

Terry é culpado de racismo e é suspenso por 4 jogos pela FA

O capitão do Chelsea, John Terry, foi suspenso...

O Blackface e a questão racial: reflexões sobre um debate na Unicamp

Embora, sejam minorias, há negros hoje nos teatros brasileiros,...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=