Enfim, medidas contra o racismo nos estádios

Tem início no próximo sábado, na Rússia, a Copa das Confederações. Infelizmente, o Brasil não estará presente. A competição reúne os seis campeões continentais, além do campeão da última Copa do Mundo e o país-sede. Para participar, o Brasil teria de ter conquistado a Copa América — o campeão aí, porém,  foi o Chile. Desde a criação do torneio, em 1997, esta será a primeira vez que o Brasil estará ausente. Mas não é desse ineditismo que vamos tratar aqui, e sim de outro: é que nesta edição da Copa pela primeira vez, em uma competição oficial, a Fifa colocará em prática um pacote de medidas contra a discriminação.

Do Diário de Pernambuco

Foto: iStock.com

O Brasil ausente é uma notícia ruim, para nós brasileiros; as sanções contra os atos de discriminação nos estádios são uma notícia boa, para todo o mundo. Os estádios têm sido palco privilegiado de gestos e atos dessa natureza, notadamente de racismo. As medidas a serem aplicadas na Rússia têm potencial para enfrentar o problema, e capacidade para ser implantada posteriormente em qualquer lugar.

Será assim, informa matéria da Agência Estado: “Quando identificado o ato discriminatório, o árbitro poderá parar o jogo e fazer um anúncio público no estádio para suspender o jogo até que o ato seja interrompido, juntamente com outra advertência. Caso necessário, o juiz poderá até abandonar a disputa, em uma atitude mais drástica”.

Em todas as partidas haverá observadores antidiscriminação, entre as torcidas das duas equipes. Além da possibilidade de ação no próprio momento em que o problema ocorre, será feito um relatório, a ser encaminhado ao Comitê Disciplinar da Fifa, que poderá estabelecer punições com base no que foi relatado.

As medidas ampliam em larga escala o poder dos árbitros no enfrentamento ao problema. São “ferramentas extras” que lhes são concedidas, observou ontem o presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino. Para ele, a luta contra a discriminação “é global”, e não exclusiva de um ou outro país.

É preciso, de um lado, deixar claro para todos que os estádios não são território livre para atos, gestos e cânticos de discriminação — aberrações que nada têm a ver com o que o esporte representa. E, de outro lado, estabelecer formas de aplicar sanções imediatas e no pós-jogo. O pacote de medidas da Fifa é capaz de atuar nos dois casos. Torçamos para que a iniciativa prospere e se dissemine pelo futebol mundial.

+ sobre o tema

Participante do programa Mulheres Ricas Regina Manssur vê risco de aglomerações em shoppings “descambarem”

Após se declarar apavorada pela possibilidade dos rolezinhos representarem risco à...

SOS Racismo marca presença na manifestação de 2 de março contra a austeridade

O SOS Racismo irá participar na manifestação convocada para...

Silêncio como cúmplice

O que a cobertura de Charlottesville tem a dizer...

para lembrar

Softwares de reconhecimento de fala de empresas entendem menos negros do que brancos

Os sistemas de reconhecimento de fala estão se popularizando...

O racismo associado a variantes do coronavírus

Culpar outros países pelo surgimento de uma doença – em vez...

Dívida a ser paga por Vivaldo Barbosa

Vivaldo Barbosa, ex-deputado federal e professor da Unirio Estabeleceu-se...

“A luta antirracista é tão importante quanto a batalha contra o patriarcado”

A ativista feminista Marai Larasi acredita que as lutas...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=