Itajaí é a cidade com mais casos de violência contra a mulher em SC

Itajaí é a cidade com mais casos de violência doméstica em Santa Catarina. Foram mais de 500 só este ano, o que corresponde a mais da metade de tudo o que foi registrado na região Oeste, por exemplo. Uma média de duas ocorrências por dia.

Itajaí é a cidade com mais casos de violência

Por Dagmara Spautz Do DC

Itajaí é a cidade com mais casos de violência contra a mulher em SC

Embora a estatística assuste, e preocupe as autoridades, especialistas dizem que os números não significam que a cidade seja mais violenta do que outros municípios no Estado. Para a advogada Adriana Spengler, professora do curso de Direito na Univali, as ocorrências indicam que as vítimas têm se sentido mais seguras em procurar a polícia _ o que, apesar da grande quantidade de registros, é visto como positivo.

A rede de atendimento à mulher tem delegacia especializada e suporte no Ministério Público e no Judiciário. Mas o desafio está em reduzir a reincidência.

A Polícia Militar pretende implementar na cidade o Rede Catarina de Proteção à Mulher, que garante o acompanhamento das vítimas de violência doméstica que têm medida judicial contra o agressor.

Esta semana o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Jonathan Cardoso Regis, tem reuniões marcadas com representantes do MPSC e da Justiça para garantir o compartilhamento de dados, necessário para viabilizar a rede de proteção.

+ sobre o tema

Dia Internacional da Menina

Hoje é comemorado o primeiro Dia Internacional da Menina,...

Precisamos retomar nossas raízes feministas

No Dia Internacional da Mulher, a colunista Stephanie Ribeiro...

Documentário Mulheres Negras: Projeto de Mundo revela olhar feminino negro

Com lançamento marcado para o dia 12 de setembro,...

para lembrar

E ele não estava lá – por Alexandre Ribondi

Loura, um pouco baixa, com flor no cabelo. Os...

Avon lança cosmético sem gênero, idade ou raça, em campanha lacradora

Sem gênero, sem idade, sem raça. Essa é a...
spot_imgspot_img

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...
-+=