Dia Internacional da Menina

Hoje é comemorado o primeiro Dia Internacional da Menina, estabelecido em 2012, pela Organização das Nações Unidas (ONU), criada pela organização não governamental Plan International. Neste dia a ONG lança a campanha mundial “Por Ser Menina” (em inglês Because I Am A Girl – BIAAG), que pretende impactar diretamente 4 milhões de garotas por mais de 60 países.

A campanha tem como objetivo impulsionar o potencial delas e assegurar o pleno exercício de seus direitos, contribuindo assim para a diminuição da pobreza e da discriminação de gênero.

A Organização Plan defende que meninas e meninos têm os mesmos direitos, porém enfrentam diferentes desafios para acessá-los. Em todo o mundo, as meninas enfrentam barreiras únicas à sobrevivência e desenvolvimento, simplesmente por serem meninas.

A professora de psicologia da Estácio e também coordenadora de pós-graduação, Waleska Barros, conta que essa diferenciação entre meninos e meninas é algo passado de pais para filhos e intensificado com a pressão da sociedade.

“Como Freud – psicanalista famoso – já dizia, a criança precisa de um modelo a ser imitado. Quando uma menina vê sua mãe cuidando da casa, se maquiando ou usando sapatos de salto alto, ela quer fazer o mesmo. Quando nós compramos uma boneca para a garota, na verdade estamos incentivando ela a aprender a cuidar de uma criança. O mesmo ocorre com os forninhos, panelinhas, geladeiras”, diz Waleska.

Ela ainda conta que quando os pais passam para os filhos a ideia de que o homem é o provedor e dono da casa, as crianças levam isso para a sua fase adulta, acarretando em grandes problemas de dependência. “Para essas mulheres, principalmente as que não tiveram acesso à educação completa, o seu papel principal na vida é cuidar dos filhos e do marido. É então que, em casos de violência doméstica, ela se submete a situações degradantes por ter medo de ficar sozinha sem seu provedor e de ser mal vista pela sociedade”, conta.

Na capital maranhense, o público conta hoje com uma série de ações na Escola Liceu Maranhense, das 8h às 13h, organizadas pela Plan São Luís. Distribuídas pelas salas de aula, acontecerão oficinas culturais envolvendo apresentações teatrais, musicais e culturais, como apresentação de dança Hip Hop, dança Afro, capoeira, percussão, jogos e brincadeiras.

Além disso, o público poderá também criar fanzines, uma espécie de revista em quadrinhos, tranças e bijuterias ou desfrutar do Camarim da Beleza e da Expressão Corporal. É esperado um público de aproximadamente 400 pessoas.

“Esta data é de extrema importância em todo o mundo. As meninas ainda sofrem diversas barreiras em suas vidas, como acesso a educação, violências, etc”, afirma Creuziane Barros, gerente da Unidade da Plan de São Luis.

Por Ser Menina no Brasil
A ONG Plan realizou uma pesquisa por cinco estados brasileiros (Pará, Maranhão, Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul) para entender as meninas a partir do seu próprio olhar sobre o contexto de direitos, violências, barreiras, sonhos e superação.

Foram ouvidas um total de 1771 meninas entre 6 e 14 anos. De acordo com os resultados divulgados, enquanto 76,8% das meninas limpam a casa, apenas 11,4% dos seus irmãos homens fazem o mesmo. Foi constatado também que 1 em cada 5 meninas conhece outra que sofreu violência.

No Maranhão, consta na pesquisa que 16.8% das meninas entrevistadas afirmaram que já trabalharam, estão trabalhando ou estão à procura de um emprego. Das que afirmaram estar trabalhando, 37,5% disseram que fazem trabalho doméstico na casa de outras pessoas.

Veja mais sobre meninas:

Menina de oito anos morre no Iêmen em lua de mel com marido de 40

 Menina de 5 anos chora por ter sido chamada de “macaca” por professora

SP: menina de 11 anos diz ter sido abusada por 6 em escola

Menina de 10 anos que se recusa a alisar o cabelo vira hit na internet – Geledés 

 

Fonte: O Imparcial

+ sobre o tema

Espanha legaliza o aborto inclusive para adolescentes

Lei permite interrupção livre da gravidez até 14ª semana...

Aplicativo traça “mapa da homofobia” de agressões contra a comunidade LGBT

O aplicativo Espaço Livre nasceu com o objetivo de...

Tráfico de drogas é principal causa de encarceramento de mulheres na América Latina

Apesar de mulheres não chegarem a 10% da população...

“Manter sanidade num país racista é cruel”, diz Naruna Costa, de Irmandade

Há poucas semanas, os milhares de passageiros do metrô...

para lembrar

Filme premiado ironiza padrão de beleza feminino e faz sucesso nas redes sociais

Curta-metragem explicita o contraste entre a pressão sobre a...

Ministra pede que senadores aprovem PEC das Domésticas ainda em março

BRASÍLIA - A medida é fundamental para assegurar condições...

Quem tem medo do feminismo negro?

O feminismo negro começa a ganhar força a partir...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=