‘Ovário artificial’ pode ajudar mulheres a engravidar após quimioterapia

Técnica foi testada com sucesso em camundongos, mas precisa de testes clínico

Do O Globo

Mulheres com câncer no ovário podem ter a fertilidade comprometida – WIKIMEDIA

Mulheres que passam por tratamentos envolvendo quimioterapia e radioterapia têm risco elevado de terem a fertilidade afetada. Para resolver esta questão, pesquisadores do Rigshospitalet, em Copenhague, na Dinamarca, estão desenvolvendo um “ovário artificial”, construído com tecidos e ovos humanos, que pode ser implantado em sobreviventes do câncer. A técnica, ainda em estágio inicial, também pode beneficiar mulheres com outras condições, como esclerose múltipla e beta talassemia, que também exigem tratamentos que afetam a fertilidade.

Hoje, mulheres diagnosticadas com câncer que desejem ser mães podem congelar tecidos do ovário antes dos tratamentos. Após a cura, os tecidos são reimplantados e elas podem recuperar a fertilidade naturalmente. Mas, em alguns casos, como tumores no ovário e leucemia, as células cancerosas podem afetar o próprio tecido do ovário. Nessas situações, existe o risco que o reimplante faça com que o tumor reapareça, fazendo com que a técnica não seja indicada.

No Rigshospitalet, uma equipe liderada por Susanne Pors acredita que os “ovários artificiais” podem ser uma opção mais segura. Em apresentação nesta segunda-feira, durante o encontro anual da Sociedade Europeia para Reprodução Humana e Embriologia, em Barcelona, os pesquisadores apresentaram uma técnica que consiste em “criar” um novo ovário.

Com agentes químicos, os cientistas retiraram todas as células de um tecido de ovário doado, incluindo células cancerígenas. No tecido nu, formado basicamente por colágeno, foram implantados folículos humanos, pequenos sacos que armazenam os óvulos até a maturação. Em laboratório, os pesquisadores implantaram um desses “ovários artificiais” com 20 folículos num camundongo e, após três semanas, vasos sanguíneos já estavam irrigando o ovário dentro do animal.

— Esta é a primeira prova de que podemos realmente sustentar estes óvulos. É um passo importante numa longa estrada — afirmou Susanne, ao “Guardian”.

TESTES EM HUMANOS PODEM ACONTECER EM 3 ANOS

Entre especialistas, o experimento foi recebido com esperança, mas com a ressalva de que testes clínicos ainda precisam ser realizados para comprovar a eficácia da nova técnica. A expectativa é que os primeiros testes com humanos aconteçam dentro de três a cinco anos.

— A capacidade de criar um “novo ovário”, removendo qualquer tecido que possa reintroduzir o câncer, permite o reimplante de um ovário seguro, com potencial para restaurar com sucesso a fertilidade — analisou Adam Balen, do Hospital Seacroft, em Leeds, na Inglaterra, não envolvido nas pesquisas. — Ainda é uma prova de conceito, com tecidos humanos transplantados em camundongos para demonstrar que o enxerto pode funcionar, mas precisa passar por testes clínicos.

À BBC, Stuart Lavery, ginecologista no Hospital Hammersmith, destacou que a técnica pode ter vantagens em relação aos atuais tratamentos de fertilização in vitro, por permitir que as mulheres engravidem “naturalmente”. Gillian Lockwood, diretor do Midlands Fertility, destaca que o implante dos folículos permite que as mulheres reiniciem seus períodos menstruais, evitando terapias de reposição hormonal.

+ sobre o tema

Jornal A TARDE lidera debate sobre racismo no país, diz Andi

O jornal A TARDE vem liderando nacionalmente em termos...

Aborto, por Oscar Vilhena Vieira

Nas democracias atuais, encontramos duas grandes formas constitucionais de...

“Aqui não tem mídia, agora você vai morrer”

Preso nesta terça-feira ao pedir a identificação de uma...

para lembrar

Andrew Mupuya começou seu negócio com 14 dólares

O premiado empresário africano Andrew Mupuya tinha apenas...

Mulher morre após fazer 160 horas extras em um mês de trabalho

Principal emissora de TV do Japão reconhece que funcionária...

Jovem vítima de abuso sexual recebe autorização para eutanásia

Estuprada dos 5 aos 15 anos, holandesa tinha estresse...
spot_imgspot_img

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...
-+=