Jornal A TARDE lidera debate sobre racismo no país, diz Andi

O jornal A TARDE vem liderando nacionalmente em termos quantitativos o debate sobre o racismo – seguido de O Estado de S. Paulo -, aponta pesquisa realizada pela Agência Andi – Comunicação e Direitos, especializada em direitos de crianças e adolescentes em risco social.

Entre janeiro de 2007 e dezembro de 2010, foram analisados 45 diários impressos, sendo cinco de abrangência nacional: O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Correio Braziliense, O Globo e Valor Econômico, além de jornais de alcance regional.

Segundo a Andi, o jornal A TARDE foi o diário impresso que mais publicou textos sobre a problemática no período analisado (13,1% do total da amostra), seguindo pelo jornal O Estado de S.Paulo (8,4%).

A análise de conteúdo da Andi englobou 1.602 textos, revelando peculiaridades da cobertura jornalística sobre racismo. Dentre outras perspectivas, o estudo ressalta a tendência dos periódicos analisados em dissociar as violências físicas praticadas contra a população negra no País e o debate sobre seu contexto de produção.

De acordo com pesquisa, intitulada Imprensa e Racismo, o jornal A TARDE destoa da tendência de jornais regionais que disponibilizam menos espaços para tratar do tema. Em média, cada impresso regional publicou 27,6 textos sobre o assunto, enquanto a média dos nacionais foi de 99,4. Neste quesito, o jornal A TARDE publicou 210 textos.

Outro destaque foi a região Nordeste, que lidera a cobertura sobre a temática. Cerca de 24,9% dos textos analisados foram de impressos da região, seguido pelo Sudeste, com 17,4%.

A pesquisa pontua os principais assuntos discutidos: ações afirmativas de combate ao racismo, com destaque para cotas de ingresso a universidades (correspondem a 18% do total), e reflexões sobre a desigualdade de raça/etnia, (respondem por 16,4%).
“A preocupação em olhar estrategicamente a temática é uma decisão editorial do jornal A TARDE que consideramos ser de grande importância”, comentou o diretor executivo da Andi, Veet Vivarta.

Imprensa e Racismo: Pesquisa revela tendências do noticiário sobre racismo

Fonte: A Tarde

+ sobre o tema

Tuitaço em apoio ao direito de resposta na Veja dos guarani-kaiowá

Na quinta-feira, 22, apoiadores, movimentos e indígenas se...

Juíza diz que trabalhadores são “viciados” e defende retenção de documentos

“ Trabalhadores são, em sua maioria, viciados em álcool...

População Negra

Por Junia Pulia, Vice-diretora do Unifem Brasil O texto foi apresentado...

Policiais maranhenses participam de capacitação em Direitos Humanos

Policiais civis estão participando do Curso de Capacitação em...

para lembrar

O Brasil sem esgoto eliminará o trimosquito Aedes aegypti?

O Brasil vive uma tragédia sem precedentes na história...

Emma Watson pede acesso global ao aborto em carta aberta

Atriz prestou homenagem a uma mulher indiana cuja morte...

ONU vê ‘marginalização’ contra negros e índios no Brasil

Fonte: G1 - Alta comissária criticou a violência nas...

MPF devolve à PF inquérito sobre morte do indígena Paulino Guajajara no MA

Ministério diz que o inquérito estava incompleto. PF concluiu...
spot_imgspot_img

Vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos de infecções respiratórias em crianças

Um vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos atuais de infecções respiratórias em crianças. Primeiro, a Valentina foi parar na UTI. Agora,...

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...
-+=