Após reivindicação do movimento negro, sítio arqueológico no centro do Rio será preservado

Diferente das ossadas humanas descobertas durante escavações próximas à Igreja de São Joaquim, no centro do Rio, que estão sendo removidas do local, a herança da escravidão de africanos no Largo de Santa Rita, a metros de distância do primeiro ponto, não será remexida.

Por Lígia Souto, do EBC

Foto: Marcos de Paula / Agência O Globo

O antigo cemitério dos pretos novos, situado abaixo do traçado da Linha 3 do Veículo Leve Sobre Trilhos, deve permanecer intacto. Graças aos apelos feitos pelo movimento negro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a concessionária do VLT modificaram o projeto.

 

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Luiz Eduardo Oliveira Negrogun, explica que a decisão de preservação dos corpos no local foi tomada pelo grupo de trabalho formado por diversos órgãos, além de integrantes da Comissão da Pequena África.

 

O VLT vai passar na porta da igreja de Santa Rita e em cima do antigo cemitério, onde eram sepultados os negros escravizados, recém-chegados da África. Apesar disso, Negrogun afirma que é sinal de respeito preservar o espaço de referência para a ancestralidade africana.

 

As 15 ossadas descobertas na área da Igreja de São Joaquim provavelmente pertenciam à elite social do Rio Antigo. Além desses dois tesouros arqueológicos, no trecho de um quilômetro das obras do VLT, foi encontrado ainda um outro sítio,  entre as ruas Camerino e a Visconde da Gávea.

+ sobre o tema

Protestos contra ONU por cólera se intensificam no Haiti

Manifestações se espalham pela capital, Porto Príncipe, a duas...

O mais antigo ogan do Brasil

Aos 99 anos, morando há 50 no Rio de...

Moon Girl, nova heroína da Marvel, é negra, pré-adolescente e nerd

A Marvel continua a investir na diversidade nos quadrinhos. A mais nova...

para lembrar

Pai e filha fazem sucesso no Instagram ao exaltar a beleza do cabelo afro

Os pais são os principais responsáveis por ajudar qualquer...

Beyoncé: ‘Estou pronta para ter filhos’

O assunto maternidade voltou a rondar a vida de...

Gilberto Gil concorre ao Grammy de melhor álbum de world music

Gilberto Gil está entre os concorrentes ao Grammy anunciados...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=