No centro da fogueira: gênero, raça e diversidade sexual nas eleições

Da apologia ao estupro à desqualificação de famílias chefiadas por mulheres (mães e avós); dos ataques à lei Maria da Penha, passando por discursos explicitamente racistas e homofóbicos que renderam denúncias no Supremo Tribunal Federal (STF), das quais surpreendentemente foi absolvido em 11 de setembro, a candidatura do líder das pesquisas na corrida eleitoral 2018 para presidente da República, o ex-deputado Jair Bolsonaro (PSL), representa o que há de mais autoritário e excludente da realidade brasileira.

Por Denise Carreira e Ednéia Gonçalves* Do Ação Educativa

Créditos: EBC

Representa grupos ultraconservadores – como o movimento Escola Sem Partido articulado com grupos religiosos fundamentalistas – que têm priorizado a educação como grande arena de disputa, muitas vezes em aliança política com grupos ultraliberais que atacam as políticas públicas e defendem a educação como mercadoria e não como direito humano.

Com base em um discurso hipócrita em defesa dos costumes, da família tradicional e de uma ordem hierárquica, discriminadora e violenta, esses grupos têm como uma de suas principais agendas o ataque aos marcos normativos e às políticas educacionais comprometidas com a promoção da igualdade de gênero e raça, com o reconhecimento da diversidade sexual e com a defesa da laicidade na escola pública.

Enquanto Bolsonaro representa explicitamente o polo contrário a essas agendas, defendendo inclusive “expurgar a ideologia de Paulo Freire, sem doutrinação e sexualização precoce”, assim como o candidato Eymael (PSDC) que defende ressuscitar a disciplina Educação Moral e Cívica, um absurdo dos tempos da ditadura militar, outros candidatos se omitem com relação a gênero, raça e diversidade sexual de olho no eleitorado conservador. É o caso de Henrique Meirelles (MDB), de Álvaro Dias (Podemos) e de João Amoedo (Novo), com candidaturas caracterizadas pela defesa de uma maior atuação de grupos privados na educação. Vale destacar que, em seu programa de governo, Meirelles reforça o movimento Escola sem Partido, quando adota a defesa de uma escola contrária à “ideologização do ensino”, compreendida por esse movimento como uma educação crítica às desigualdades brasileiras.

As candidaturas que abordam gênero, raça e sexualidade combinam com maior ou menor intensidade, com maior ou menor timidez, duas perspectivas: a dimensão do enfrentamento de preconceitos, discriminações e violências sofridas por mulheres, negras/os, população LGBT entre outros sujeitos diversos e a dimensão mais desafiante da promoção e afirmação de direitos dessas populações por meio de políticas e programas de educação e da rediscussão das bases que estruturam a educação escolar. São candidaturas que defendem a implementação do Plano Nacional de Educação.

Mais explicitamente restrita à primeira dimensão, está a candidatura de Marina Silva (Rede Sustentabilidade). Marina defende genericamente o combate ao bullying, à violência e à discriminação sem nomear as causas sociais desses fenômenos na sociedade brasileira. Ciro Gomes (PDT) propõe eliminar o uso de material de ensino estereotipado que reforça “o papel tradicional da mulher” (sem falar em outros estereótipos); incluir o combate a toda forma de preconceito, seja ele por raça, etnia, sexo, orientação sexual e ou identidade de gênero, no Plano Nacional de Educação; e defender da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) alterada pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Essas leis tornaram obrigatório o ensino da história e da cultura africanas, afro-brasileiras e indígenas em toda a educação básica e enfrentam diversas resistências por parte dos sistemas de ensino.

O programa da candidatura de Fernando Haddad (PT) propõe massificar as políticas de educação e cultura em direitos humanos a partir de uma perspectiva não sexista, não racista e não LGBTfóbica. Assume um caráter menos genérico ao propor a expansão do programa Transcidadania para todo o território nacional, programa inovador implementado na gestão de Haddad na prefeitura de São Paulo (2013-2016), destinado a garantir educação e outros direitos à população trans, em um país recordista mundial em assassinatos de travestis e transgêneros.

Com baixa viabilidade política segundo as pesquisas eleitorais, a candidatura de Guilherme Boulous (PSOL) é mais explícita em seu programa em relação às ações de enfrentamento a discriminações e de promoção do direito à igualdade de gênero, raça e sexualidade na educação. Entre os destaques, constam: a defesa das cotas raciais e da permanência de estudantes cotistas nas universidades; a implementação da LDB alterada pela lei 10.639/2003 e 11.645/2008; o desenvolvimento de política nacional de prevenção à discriminação e ao preconceito e a produção de material didático com perspectiva de diversidade de gênero e sexualidade para a formação de educadores, educadoras e estudantes.

Por fim, é importante registrar o silenciamento de todas as candidaturas em relação à defesa da laicidade na educação pública, cada vez mais atacada por grupos ultraconservadores, que promovem o proselitismo, a intolerância religiosa, a “demonização” das religiões de matriz africana e questionam os direitos das mulheres, da população LGBT e das mulheres e homens negros. Silenciamento que diz muito sobre o momento dramático da democracia brasileira.

Denise Carreira, mestre e doutora em educação pela USP e coordenadora da Iniciativa De Olho nos Planos pela organização Ação Educativa. Feminista, foi coordenadora da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Relatora de Educação da Plataforma DHESCA Brasil. Atualmente, integra a coordenação da Campanha Direitos Valem Mais e, a convite da Prêmio Nobel Malala Yousafzai, integra a Rede Internacional Gulmakai de defensoras do direito humano à educação de meninas e mulheres.

Ednéia Gonçalves, educadora e Socióloga, pós-graduada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica. Pesquisadora na área de educação de jovens e adultos, tem experiência em avaliação de projetos socioeducacionais, formação de professores, educação antirracista e gênero. É coordenadora executiva da Ação Educativa.

O Especial #EducaçãoNasEleições é uma parceria entre Ação Educativa, De Olho nos Planos e Carta Educação.

+ sobre o tema

‘Fingi que era homem para poder trabalhar – até ser acusada de estupro’

Pili Hussein queria fazer fortuna procurando uma pedra preciosa...

Por promover “terapias de conversão”, Marisa Lobo será julgada por Conselho nesta sexta-feira

Após inúmeras denúncias, defensora da “psicologia cristã” pode ser...

Fotógrafa propõe vinculo entre negras de hoje e africanas que viveram no Brasil

“São as avós delas?” é o que a maioria...

Brasil ocupa 6º lugar em avaliação sobre disparidade salarial entre gêneros

O Brasil tem uma das maiores diferenças entre salários...

para lembrar

Em nome da liberdade, homens são proibidos em vilarejo do Quênia

Cansadas de serem violentadas, mulheres se fecham em uma...

Mulheres vítimas de violência: conheça as leis e redes de apoio

Muito além da Lei Maria da Penha – que é a...

16 escritores refletem sobre o significado mágico de Michelle Obama

Em seu prefácio a The Meaning of Michelle (O...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=