Hit nas passarelas, Burkina Faso redescobre o Koko Dunda, a ´chita` nacional

Antes, andar em “pagne” era sinal de pobreza. Tanto é assim que, em Burkina Faso, esse tecido -o mais barato do mercado, algo como tradicionalmente seria uma espécie de chita no Brasil- tinha apelidos muito pouco dignificantes, como “fácil de comprar” ou “meu marido está desempregado”. Mas bastou um estilista conseguir emplacá-lo nas passarelas locais para virar febre nacional e até mudar de nome: agora é Koko Dunda e veste de empresários a modelos, de artistas a políticos do país no oeste africano. Um deles é o presidente burquinense, Roch Marc Christian Kaboré.

por Denise Mota no Preta Preto Pretinhos

Femba Images

“Para mim, o ´pagne` sempre fez parte da cultura africana e acho que essa é a nossa identidade. Eu sempre busco colocar um toque africano distinto a cada coleção que faço. E o Koko Dunda é um legado de nossos ancestrais e uma riqueza que temos”, afirma a Preta, Preto, Pretinhos o designer Sébastien Bazemo, mais conhecido como Bazem´Sé, que impulsionou a reinvenção do material e o transformou na Cinderela da moda local.

Koko Dunda alude ao lugar onde o tecido é produzido, “às portas de Koko”, na língua bambara. Koko é um bairro popular em Bobo Dioulasso, a segunda maior cidade do país, depois da capital, Uagadugu.

Sébastien Bazemo, estilista burquinense (Divulgação)

O “pagne”, um tipo de algodão barato tingido há gerações em Burkina Faso, é uma expressão da cultura local que vinha sendo sistematicamente substituída pela importação de roupas de segunda mão vindas da Europa e dos Estados Unidos. Por isso, Bazemo vê que ressignificar o tecido é um benefício que vai além da busca por novidades às vezes efêmeras e típicas do universo da moda. “Meu desejo é ver um dia todos -europeus, americanos, chineses- vestindo o Koko Dunda. É essa a luta que eu tenho e na qual acho que posso contribuir.”

O estilista conta que artesãs que produzem e tingem o tecido agora não dão vazão à demanda, e que é “um orgulho” ver mulheres que hoje podem sustentar suas famílias graças à revalorização de um saber antes desprestigiado.

Após um trabalho iniciado há três anos, em que começou a inserir o tecido em propostas para públicos influentes, Bazemo conseguiu dar-lhe exposição suficiente para imprimir novos sentidos ao imaginário popular do “pagne”: “Pessoas públicas, políticos, jornalistas, artistas internacionais estão usando a coleção e eu vendo muito bem as minhas peças aqui em Uagadugu. Gostaria de vender mais para o mercado internacional, especialmente online. Mas há um grande problema de conexão com a internet na África, e muitas vezes isso se torna bastante complicado”.

Modelo veste criação da marca Bazem´Sé, feita em Koko Dunda (Divulgação:Femba Images)

+ sobre o tema

Desmond Tutu diz que não volta a votar no ANC

  O ex-arcebispo anglicano sul-africano e Nobel da Paz Desmond...

Selinah July, I am Somebody (Eu Sou Alguém)

A menina Selinah July recitou parte do poema “I...

Com pouca vontade nos treinamentos, Robinho irrita técnico do Milan, diz jornal italiano

Massimiliano Allegri não está nada contente com a falta...

para lembrar

De férias, Kobe Bryant dá aulas para garotos no Harlem

Por: Anderson Giorge   Melhor jogador em atividade na NBA, Kobe...

Evolução histórica da África do Sul

Fonte: Professor Cleomar - A história da áfrica...

“Vogue Itália” lança edição especial só com Barbies negras

Após provocar burburinho no mundo da moda com a...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=