Declaração de deputado do Rio sobre indígenas causa indignação na Bolívia

A Bolívia reagiu com indignação, neste sábado, às declarações do deputado estadual do Rio de Janeiro Rodrigo Amorim (PSL), que afirmou que “quem gosta de índio, que vá para a Bolívia, que além de ser comunista ainda é presidida por um índio”.

por AFP no Folha de São Paulo

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

“Lamentamos o ressurgimento da ideologia de supremacia racista. Perante a intolerância e a discriminação, nós povos indígenas promovemos o respeito e a integração. Temos os mesmos direitos porque somos filhos da mesma Mãe Terra”, escreveu o presidente boliviano, Evo Morales, de origem indígena, em sua conta de Twitter, sem citar o deputado.

Segundo o jornal O Globo, Amorim, do partido do presidente Jair Bolsonaro e que foi o deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro, fez essas declarações ao se referir à Aldeia Maracanã, um terreno onde até 1977 funcionou o Museu do Índio e que abriga famílias indígenas.

Amorim defendeu uma “faxina” no local (de 14.300 metros quadrados) para “restaurar a ordem”. Segundo o deputado, o espaço poderia servir como estacionamento, shopping, área de lazer ou equipamento acessório ao estádio do Maracanã, que fica ao lado da Aldeia.

O ex-presidente boliviano Carlos Mesa escreveu nas redes sociais: “Declaração revoltante de deputado brasileiro ofende a Bolívia e não expressa a irmandade de nossos povos. Diferenças ideológicas entre governos não justificam tal afirmação. O indígena é parte essencial de nossas identidades e nossa força como nação”.

A ministra boliviana das Comunicações, Gisela López, escreveu no Twitter que o deputado brasileiro “despreza com ignorância supina nossos antepassados, os verdadeiros donos da Pátria Grande, com palavras que demonstram cegueira e pobreza espiritual”.

+ sobre o tema

Empoderamento econômico das mulheres negras é tema de Geledés na ONU

Participam do evento de Geledés a ministra das Mulheres,...

A mulher que libertou mais de 2 mil escravos em pleno século XXI

Marinalva Dantas, auditora do trabalho, por dez anos autuou...

Prefeitura de São Paulo dará prêmio de R$ 20 mil para dez comunicadores negros

A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR)...

para lembrar

Depredação em Nova Iguaçu: Sacerdote é ouvido novamente pela polícia

Fonte: Lista Racial - Depredação em terreiro: sacedote é...

MOKUKÁ- Um canto ao homem branco

  MOKUKÁ KAYAPÓ Mokuká kayapó Mebengokré nasceu na Aldeia Moikarakô na...

Especialistas expõem seus argumentos na audiência pública sobre ensino religioso

Na sequência de apresentações da audiência pública sobre ensino...

É preciso falar sobre aborto

No episódio de ‘fetostentação’ na internet, mulheres exibiram a...
spot_imgspot_img

Vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos de infecções respiratórias em crianças

Um vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos atuais de infecções respiratórias em crianças. Primeiro, a Valentina foi parar na UTI. Agora,...

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...
-+=