Empoderamento econômico das mulheres negras é tema de Geledés na ONU

Artigo produzido por Redação de Geledés

Geledés - Instituto da Mulher Negra promove nesta quarta-feira, 13 de março, às 15h30 de Nova York (16h30 de Brasília), no Baha’í International Community, em Nova York, o evento 'Estratégias para o Empoderamento Econômico da Mulher Negra'. O encontro acontece em paralelo à 68ª Comissão Sobre o Status da Mulher (CSW 68), a ser realizada entre os dias 11 e 22 de março na sede da ONU, em Nova York.

Participam do evento de Geledés a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, a diplomata do Itamaraty, Rafaela Fontes, a coordenadora de Geledés na área de Advocacy e Incidência Política, Nilza Iraci e a coordenadora de Geledés na área de Políticas de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, Maria Sylvia de Oliveira.

A ideia do instituto é debater o impacto das questões cruciais relacionadas à (in)visibilidade de gênero e raça, bem como a pobreza intergeracional, além de explorar instrumentos e enfrentar os desafios para o empoderamento econômico das mulheres afrodescendentes. Afinal, essas mulheres enfrentam interseções únicas de discriminação e marginalização, baseadas em sua raça e gênero.

“A próxima CSW 68 terá como tema prioritário ‘Acelerar a conquista da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, abordando a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com uma perspectiva de gênero, mas não é possível discutir gênero sem pensar, também na perspectiva de raça”, diz Maria Sylvia de Oliveira.

Maria Sylvua – Geledés Instituto da Mulher Negra

“Buscar a emancipação econômica e financeira de mulheres afrodescendentes é um passo importante para que se possa atingir a igualdade de gênero e diminuição da pobreza, fatores que impactam de forma desproporcional as mulheres e meninas afrodescendentes. Para isso, é preciso fomentar e envolver as instituições neste debate a fim de que medidas efetivas sejam alcançadas”, completa a coordenadora.

De acordo com pesquisa do Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), 41,5% das mulheres negras no Brasil encontravam-se subutilizadas no mercado de trabalho no final de 2021. Já os homens brancos eram de cerca de 18% nesta mesma categoria no período relatado.

Como bem pontuou o professor assistente da Universidade do Texas, Marcelo Paixão, “empoderar economicamente as mulheres negras melhora não apenas suas condições de vida e de suas famílias, mas também fortalece suas vozes e contribui para a construção de sociedades mais justas e inclusivas”.

Link para assistir ao evento horário as 15h30 de Nova York (16h30 de Brasília):

+ sobre o tema

Geledés propõe a criação de um Major Group de Afrodescendentes na ONU

A criação do Major Group de Afrodescendentes na ONU...

Estratégias de enfrentamento ao racismo global – Um evento de Geledés em NY

Em resposta ao desafio da Segunda Sessão do Fórum...

COP28 – Movimento Negro e perspectiva para o futuro climático

Nos dias 6 e 7 de novembro de 2023,...

para lembrar

Realizar tarefas domésticas cria filhas mais ambiciosas, revela estudo

Os pais, que querem que suas filhas sigam para...

Cai diferença de jornada entre homens e mulheres, diz IBGE

Mesmo com avanço da escolaridade, diferença de renda persiste...

Planeta 50-50 em 2030

Por um Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo...

Branquitude – O lado oculto do discurso sobre o negro – Cida Bento

Maria Aparecida Silva Bento Este artigo constitui-se numa abordagem psicossocial...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, promovido pela ONU, em Genebra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma presencial, nesta terça-feira, 16, às 12h (horário de Brasília) em Santiago, no Chile, um evento...

Primeiro debate de Geledés da Cúpula do Futuro discute a violência contra afrodescendentes

Em colaboração com a Cúpula do Futuro, Geledés começou nesta quarta-feira, 27, uma série de mesas redondas para enfrentar o racismo no mundo. A...
-+=