Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Artigo produzido por Redação de Geledés

Instituto reforça a necessidade de um Major Group de Afrodescendentes na ONU

Geledés – Instituto da Mulher Negra realiza, de forma presencial, nesta terça-feira, 16, às 12h (horário de Brasília) em Santiago, no Chile, um evento paralelo ao Fórum de Países Latino-Americanos e Caribenhos sobre Desenvolvimento Sustentável (Foro LAC).

Em um cenário crucial para o avanço da Agenda de Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030 , o evento “Enfrentamento ao racismo na agenda de Desenvolvimento Sustentável a partir da criação de um Major Group de afrodescendentes” tem como meta elaborar um plano de ação para a implementação do compromisso de enfrentamento ao racismo assumido na última declaração política do fórum politico de alto nível para o desenvolvimento sustentável como a garantia de que o debate sobre o enfrentamento do racismo e todas as formas de discriminação aconteça de maneira transversal em todos seus objetivos.

Em consonância com a Cúpula dos ODS realizada em setembro de 2023, Geledés reforça neste encontro a necessidade de criação de um Major Group de Afrodescendentes para que se fortaleça a presença dos afrodescendente nas discussões e espaços de tomada de decisão das Nações Unidas. Além disso, o instituto propõe que outros Major Groups se comprometam a institucionalizar o enfrentamento global ao racismo.

O evento paralelo de Geledés reúne representantes governamentais da alta cúpula, assim como organizações, especialistas e executores da agenda regional para posicionar as especificidades das comunidades afrodescendentes em relação aos ODS, considerando interesse deste enfrentamento para o contexto da América Latina e Caribe, bem como a expansão da temática a nível global de maneira articulada.

Participam dele Tatiana Dias, representante do Ministério da Igualdade Racial na Comissão Nacional dos ODS e na coordenação da Câmara Temática para o ODS 18, Mireya Peart: Major Group de afrodescendentes da América Latina e Caribe e Red de Mujeres afrolatinoamericanas, Alessandra Nilo, co-facilitadora GT da Sociedade Civil para Agenda 2030 Women’s Major Group – Operative Partners for LAC Region e Maria Luiza Ribeiro Lopes da Silva, embaixadora e diretora-adjunta da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A moderação será feita pela representante de Geledés, a socióloga Letícia Leobet.

+ sobre o tema

Geledés participa de evento paralelo em fórum da Unesco

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou de evento paralelo do...

Violência obstétrica contra negras, apontada por Geledés, é tema na ONU

No segundo dia de sabatina do Estado brasileiro diante...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Geledés propõe a criação de um Major Group de Afrodescendentes na ONU

A criação do Major Group de Afrodescendentes na ONU...

para lembrar

Geledés reforça a diplomatas brasileiros em NY ideia de formar Major Group na ONU

Nesta terça-feira, 19, em seu último dia de participação...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher...

Estratégias de enfrentamento ao racismo global – Um evento de Geledés em NY

Em resposta ao desafio da Segunda Sessão do Fórum...

Primeiro debate de Geledés da Cúpula do Futuro discute a violência contra afrodescendentes

Em colaboração com a Cúpula do Futuro, Geledés começou...

Primeiro debate de Geledés da Cúpula do Futuro discute a violência contra afrodescendentes

Em colaboração com a Cúpula do Futuro, Geledés começou nesta quarta-feira, 27, uma série de mesas redondas para enfrentar o racismo no mundo. A...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher Negra e as organizações-não-governamentais Casa Sueli Carneiro e Criola, foi-se possível alcançar um importante resultado...

Geledés e OEA juntas em Washington

Em parceria com a Missão Brasileira na Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Missão Colombiana na OEA, Geledés – Instituto da Mulher Negra...
-+=