Planeta 50-50 em 2030

Por um Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero

Da ONU Mulheres 

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Com 17 objetivos globais, os Estados-membros aprovaram um plano de ação para promover o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. Foram definidas 169 metas globais com foco nas pessoas, no planeta, na prosperidade e na paz mundial. As metas para o alcance da igualdade de gênero estão concentradas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e transversalizadas em outros 12 objetivos globais.

Em apoio à Agenda 2030, a ONU Mulheres lançou a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, com compromissos concretos assumidos por mais de 90 países. Construir um Planeta 50-50 depende que todas e todos – mulheres, homens, sociedade civil, governos, empresas, universidades e meios de comunicação – trabalhem de maneira determinada, concreta e sistemática para eliminar as desigualdades de gênero.

Dentre as ações do Planeta 50-50, salientam-se novas leis e o fortalecimento de direitos conquistados pelas mulheres. Outras ações podem incluir a criação de programas para erradicar a violência contra mulheres e meninas, incentivando a participação das mulheres na tomada de decisão, investir em planos de ação nacionais ou políticas para a igualdade de gênero, criando campanhas de educação pública para promover a igualdade de gênero.

Compromissos do Brasil – O Brasil foi um dos primeiros países a aderir à iniciativa Planeta 50-50 por meio da sanção da tifipificação do crime de feminicídio, em março de 2015. São outros compromissos do país registrados na plataforma global: garantia de que todas as mulheres em situação de violência encontrar proteção e apoio no programa Mulher, Viver sem Violência; cuidados de saúde materna e assistência às meninas; plano para os cuidados prestados às vítimas de violência sexual por parte de profissionais de segurança pública e de saúde; grupo de trabalho sobre a saúde para as mulheres com deficiência; licença-maternidade para mulheres militares; permissão de registro do nascimento de filhas e filhos sem a presença do pai.

Em setembro de 2015, durante a Reunião dos Líderes Globais, na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável a presidenta Dilma Rousseff reiterou a sua responsabilidade com as mulheres brasileiras. “Eu lhes trago uma mensagem de compromisso inabalável e firme para implementação da Plataforma de Ação de Pequim.

Março de 2016

Em março de 2015, ONU Mulheres lançou a iniciativa “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero” durante marcha pelos direitos das mulheres em Nova Iorque
Foto: Ryan Brown/ONU Mulheres

O tema global para o Dia Internacional da Mulher 2016 é “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”. A observância das Nações Unidas em 8 de Março de 2016 esteve na reflexão sobre a forma de acelerar a Agenda 2030, criando uma dinâmica para a implementação eficaz dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O enfoque será sobre novos compromissos firmados em torno da iniciativa da ONU Mulheres “Planeta 50-50” e os que já estão execução sobre igualdade de gênero, empoderamento das mulheres e direitos humanos das mulheres.

Brasil – Dia Internacional da Mulher com consciência, respeito, equidade salarial, fim da violência e fim do racismo. Estes são os pedidos que a embaixadora da ONU Mulheres Brasil, Camila Pitanga, fez em favor dos direitos das mulheres brasileiras, da igualdade de gênero e do empoderamento as mulheres durante todos os dias do ano.

Camila Pitanga é embaixadora da ONU Mulheres Brasil

Em mensagem em vídeo, a atriz conclamou a igualdade de oportunidades e os direitos iguais como homenagem a todas as brasileiras, propondo a hastag #trocopresenteporigualdade “Você, homem, mulher, governo, sociedade, é capaz de dar este presente? Reconhecer que temos os mesmos direitos? Que este dia te estimule a repensar”, propôs a atriz.

A mensagem da embaixadora da ONU Mulheres Brasil, Camila Pitanga, se soma à campanha global da entidade no Dia Internacional da Mulher em torno da iniciativa “Por um planeta 50-50: um passo decisivo pela igualdade de gênero” em apoio à Agenda 2030 da ONU por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Pacto de Mídia “Dê um passo pela igualdade de gênero” – A ONU Mulheres convida parceiras e parceiros de mídia para desempenharem seu papel na implementação da Agenda de Desenvolvimento Sustentável e a focarem em igualdade de gênero e em questões de direitos das mulheres em duas frentes:
Em suas divulgações de informações, quebrando estereótipos e preconceitos;
Aumentando o número de mulheres nos meios de comunicação, inclusive ocupando funções de liderança e de tomada de decisão.

+ sobre o tema

O funk é feminista – Por: Carla Rodriguez

Quando cantam suas letras consideradas obscenas, as funkeiras reivindicam...

Sobre julgamentos e juramentos

A espera acabou. Você está finalmente dando a luz...

Piauí: Lei estadual garante 5% das vagas em obras públicas para mulheres

Cresce o número de mulheres trabalhando na construção civil. Mulheres...

para lembrar

Mulheres latinas já têm encontro marcado para agosto de 2013

No marco do Bicentenário da Independência da América Latina,...

O direito de recorrer à própria consciência: Sobre a renuncia do Papa

A renúncia do Papa Bento XVI surpreendeu o mundo....

Pronta para votação em plenário, PEC das domésticas divide opiniões

Nos próximos dias, o Plenário do Senado vai votar...

Domésticas: Luta silenciada, conquista histórica

Desde que me tornei mãe, em janeiro, passo horas...
spot_imgspot_img

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...

Ministério da Gestão lança Observatório sobre servidores federais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança oficialmente. nesta terça-feira (28/3) o Observatório de Pessoal, um portal de pesquisa de...

Nova edição do Edital Igualdade de Gênero seleciona propostas que contribuam para o enfrentamento do sexismo e do racismo nas escolas

A Ação Educativa, em aliança com mais de 50 entidades comprometidas com a luta pelo direito humano à educação de qualidade, lança nesta terça-feira...
-+=