Google: apenas 30% dos funcionários são mulheres; 2% negros

Nós somos os primeiros a admitir, o Google está a milhas de onde queremos estar, disse Lazlo Bock

Um  relatório demográfico do Google apresentado na última quarta-feira mostra que apenas 30% dos seus funcionários são “mulheres”. Os dados ainda mostram as minorias com índice menor que o sexo feminino, como os “asiáticos” em 30 %, 3% de origem “hispânica”, 2% “negros” e 4% de “duas ou mais raças”.

A disparidade de homens (70%) e brancos (61%) aumenta quando os dados são separados por áreas da empresa. Em “tecnologia”, 80% são homens e apenas 21% das mulheres ocupam cargos de “liderança” na empresa.

Entre os trabalhos “não tecnológicos”, o índice entre homens e mulheres e quase igual, com 52% para homens e 48% para mulheres. Contudo, a diferença entre as etnias ainda é alta com 65% dos funcionários brancos, seguidos por asiáticos (23%), dois ou mais raças (5%), hispânico (4%) e negro (3%).

Esta é a primeira vez que a empresa de Larry Page e Sergey Brin divulga informações sobre diversidade na companhia. Em um post no blog da empresa, o vice-presidente sênior de operações pessoais, Laszlo Bock afirma que existem diversas razões para o Google e outras empresas de tecnologia encontrarem problemas para “recrutar e manter” mulheres e minorias raciais em seus quadros.

“Por exemplo, as mulheres ganham cerca de 18% de todos os diplomas de ciência da computação nos Estados Unidos”, afirma Bock. “Negros e hispânicos compõem menos de 10% dos graduados universitários americanos e recolhem menos do que 5% dos diplomas em ciência da computação, respectivamente”.

Mudança de cenário
Lazlo Bock ainda afirma que o Google tem investido muito “tempo e energia” na educação para mudar este cenário, como ao doar US$ 40 milhões para ONGs levarem computadores à mulheres e meninas e ao trabalhar para melhorar a qualidade de universidades e faculdades de origem histórica racial nos EUA, como a Howard University.

Ainda assim, o executivo admite que o problema da disparidade racial está longe de ser resolvida. “Nós somos os primeiros a admitir, o Google está a milhas de onde queremos estar – e estar totalmente ciente da extensão do problema é realmente importante para parte da solução”, disse Bock.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Brasil tem quarta maior população carcerária do mundo

Com cerca de 500 mil presos, o Brasil...

Equidade racial e de gênero em debate com CEOs

Com o objetivo de discutir diversidade no âmbito corporativo,...

Quem é Txai Suruí, indígena e única brasileira que discursou na COP26

Indígena e única brasileira a discursar na abertura oficial...

para lembrar

Zika: ONU defende aborto em casos de microcefalia

Alto comissário cobrou revogação de leis que limitem a...

A luta por novas cores nas empresas

A ONG Educafro, com um largo histórico de defesa...

Duzentas entidades assinam manifesto contra revisão ‘arbitrária’ de Programa Nacional de Direitos Humanos

Revisão arbitrária de Direitos Humanos provoca manifesto. Revisão arbitrária de...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=