Por que a escolha de uma atriz negra para ser a sereia Ariel incomoda tanta gente?

Anúncio de Halle Bailey como protagonista da versão live-action do clássico ‘A Pequena Sereia’ deu o que falar nas redes sociais.

por Rafael Argemon no HuffPost

GETTY EDITORIAL Halle Bailey é uma das cantora do duo de R&B Chloe x Halle.

O anúncio de Halle Bailey, uma das cantoras do duo Chloe x Halle, como a interprete da sereia Ariel na versão live-action da animação A Pequena Sereiadeu o que falar nas redes sociais. O motivo? Bailey é negra.

Logo após a notícia, dada pela Disney na noite deste quarta (3), o público se dividiu, mostrando que a questão da diversidade ainda está muito longe de ser encarada como algo natural e necessário. Tanto culturalmente quanto comercialmente.

“Depois de uma extensa pesquisa, ficou muito claro que Halle possui aquela combinação rara de espírito, coração, juventude, inocência e substância. Além de uma voz maravilhosa. Todas as qualidades intrínsecas necessárias para desempenhar esse papel icônico”, disse o diretor Rob Marshall no comunicado da Disney.

Também fazem parte do elenco Jacob Tremblay (vencedor do Critics’ Choice com O Quarto de Jack, em 2016) como o peixinho Linguado;  e a rapper de origem asiática Awkwafina como Sabidão. A comediante Melissa McCarthy está quase fechada para interpretar a vilã Ursula.

A versão em live-action manterá as canções originais do filme original, de 1989, e adicionará composições originais de Alan Menken, autor da trilha da animação, e Lin-Manuel Miranda, que assinou a trilha de Moana – Um Mar de Aventuras (2016).

Nas redes sociais, o anúncio recebeu muitas críticas que foram tachadas de racistas por quem apoiou a escolha de Bailey para o papel de Ariel.

Veja aqui alguns posts que ilustram a discussão:


Se você está incomodado com Ariel sendo negra mas assistiu a incontáveis filmes onde pessoas brancas retratam pessoas etnias diferentes (egípcios, afro-americanos, latinos, asiáticos, etc.), está na hora de cair na real. Você é racista!


Essa garota pode ser 100% Ariel. E se você se incomodou com isso, vá reclamar para sua avó, porque o resto de nós não está nem aí.


A Disney está arruinando tudo para nós. Mantenha como era, por favor!
Não é sobre se negro ou branco, é sobre dar vida a algo de nossa infância.
Mudar detalhes do original e contar uma história diferente.


Primeiro Zendaya como Mary Jane Watson [namorada do Homem-Aranha] e agora Halle Bailey como a Pequena Sereia! E ela também vai cantar. É isso aí!


Disney, sinto muito, mas admirava Ariel quando estava crescendo sendo ela uma garotinha ruiva. Muito chateada com a escolha para o remake. Eu não vou ver isso, você estragou tudo para mim.


Halle tem mais do que comprovado o seu valor e se alguém se queixar de sua escolha devido a cor de sua pele, você não merece assistir a este filme. Ponto final.

+ sobre o tema

Livro reúne produção artística de 13 povos da África

No recém-lançado 'África em Artes', o estudioso Renato Araújo...

Timbalada saúda a ancestralidade viva e celebra três décadas de axé

"Meu coração palpita sempre, quando sempre penso em você"....

Com 450 obras, mostra MASP-Tomie Ohtake exibe a linda herança cultural do povo africano

Museus e galerias são geralmente ambientados em um cubo...

MC Soffia chama as meninas pra roda e comanda o baile funk, em nova música

“Passinho das Malokas” chega às plataformas nesta sexta-feira (23/08) Por...

para lembrar

Graça Machel

Biografia Graca Machel - Graça Simbene Machel (Incadine, Província de...

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para...

Taís Araújo faz exames dias antes do parto

Taís Araújo, 32, prestes a dar a luz ao...

Beyoncé Heat tem cheiro de sucesso

Empresas que compram os direitos do nome de celebridades...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=