A lucidez de Roger Machado, treinador do Bahia, ao expôr as raízes do racismo no futebol brasileiro.

É notória a escassez de treinadores negros no futebol brasileiro. Atualmente há três deles entre os 40 clubes que disputam as séries A e B do campeonato brasileiro.

Por Marcos Sacramento, do DCM

Roger Machado (Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia)

Um deles é Roger Machado, do Bahia, que junto com Marcão, do Fluminense, vestiu a camisa do Observatório da Discriminação Racial no Futebol durante o jogo entre as duas únicas equipes com técnicos negros nesta edição do Brasileirão.

Após a partida, na entrevista coletiva, Roger comentou a ação feita a convite do Observatório. O resultado foi uma síntese das consequências do racismo estrutural na sociedade brasileira, verdadeiras barreiras no acesso aos negros a espaços de poder.

“Não deveria chamar atenção dois treinadores negros na área técnica, depois de ser protagonistas dentro do campo. Essa é a prova que existe o preconceito, porque é algo que chama atenção. Na medida que a gente tem mais de 50% da população negra e a proporcionalidade que se representa não é igual. (…) A estrutura social é racista, ela sempre foi racista, porque nós temos um sistema de crenças e regras que é estabelecido pelo poder. E o poder é poder do Estado, das comunicações, da Igreja e quando esses poderes não enxergam ou não querem aceitar e assumir que o racismo existiu e precisa haver uma correção nesse curso, muitas vezes dizem que estamos nos vitimando. A verdade é que 10 milhões de indivíduos foram escravizados, mais de 25 gerações. Passou pelo Brasil colônia, pelo império e só mascarou na República. Nós precisamos falar sobre isso”.

O futebol brasileiro, sob o aspecto levantado pelo Observatório ao propor a campanha com os dois treinadores, funciona como uma representação da estrutura da sociedade.

A base, composta pelos jogadores, tem muitos negros, dos quais há aqueles que se tornam estrelas. No comando, predominam os brancos.

Mas mesmo as estrelas como Daniel Alves, o maior salário do futebol brasileiro (R$1,5 milhão), são subordinadas aos técnicos e dirigentes. Estes dois segmentos são compostos em sua maioria por homens brancos.

Daniel Alves pode ser o ídolo badalado e com currículo vitorioso, mas dentro e fora de campo segue as ordens do técnico Fernando Diniz e do presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, ambos brancos.

A relação não seria problemática caso não fosse regra, inclusive no futebol mundial. Na última Copa do Mundo de futebol, apenas a seleção do Senegal era conduzida por um treinador negro, Aliou Cissé.

Só este padrão justifica o ostracismo do técnico Andrade após ser campeão brasileiro pelo Flamengo em 2009. Demitido no ano seguinte à conquista do título, apesar do índice de 76% de aproveitamento, não conseguiu se firmar na elite do futebol.

As raízes desta disparidade racial foram expostas de forma bem didática na entrevista de Roger Machado. Como o problema é estrutural, somente políticas públicas ou ações praticadas pelos detentores do poder no futebol serão capazes de virar o jogo.

Mas com o cenário político atual e o futuro nebuloso que este nos leva a imaginar, é mais fácil a Desportiva Ferroviária bater o Flamengo do Gabigol no Maracanã que os homens brancos no poder se preocuparem em enegrecer as galerias de técnicos e dirigentes do futebol brasileiro.

 

Leia Também:

Combate ao racismo: Assembleia vai conceder Mérito Farroupilha ao técnico Roger Machado

+ sobre o tema

Quilombos no ES: Retrocesso com nome sobrenome

Manaira Medeiros Os deputados estaduais Eustáquio de Freitas (PSB)...

Jorge Ben canta ‘Zumbi’ em rara gravacao ao vivo de 1973

No mes novembro da Consciencia Negra. Rememeber para sempre:...

Consciência Negra programação Maranhão 2011

20/11 Inauguração simbólica do Museu Histórico Afro Gonzaguense Ivaldo da...

para lembrar

MARINGÁ:1º Festival Afro Brasileiro de Maringá

  A Prefeitura de Maringá, através da Assessoria...

OLINDA: Rebele-se contra o Racismo

OLINDA: Rebele-se contra o Racismo
spot_imgspot_img

Governo diz que vai cobrar Uefa sobre racismo contra Vini Jr; Lula afirma que ofensas são ‘manifestações de barbárie’

O governo brasileiro informou nesta quinta-feira (14) que vai acionar a Uefa, organizadora do torneios europeus, sobre os atos racistas praticados por torcedores do Atlético de Madrid...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...
-+=