Estudantes negros de medicina posam para foto em antiga fazenda de escravos

Um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Tulane, nos EUA, viralizou nas redes sociais com uma foto poderosa em uma antiga fazenda de escravos em Louisiana. A imagem, segundo eles, ilustra a “resiliência ancestral”.

No Universa

Imagem: Reprodução/Instagram/@_botttt

A ideia da foto na frente partiu de Russell Ledet, que reuniu os colegas para o clique em que todos eles aparecem usando jalecos brancos. Atualmente, o local hospeda um museu.

“Somos os sonhos mais ferozes dos nossos antepassados”, escreveu a estudante Sydney Labat. “Como médicos em treinamento, estávamos nos degraus do que antes era o local de escravos para nossos ancestrais. Essa foi uma experiência tão poderosa e me levou às lágrimas. Para os negros que seguem uma carreira na medicina, continuem. Para toda a nossa comunidade, continuem se esforçando. A resiliência está no nosso DNA”.

“Minha filha de 8 anos disse: ‘Pai, significa muito ser um médico negro na América. Se você pensa sobre onde começamos … chegamos longe ”, explica ele. “Eu estava tipo ‘Você está certa, acho que mais de nós devemos ver isso”, disse ele à People.

Dessa forma, Russell propôs a ideia aos colegas, destacando como a imagem poderosa ilustraria “a conexão entre o passado e o presente da América”, além de promover a união entre os alunos, enquanto eles seguiam uma carreira que, segundo ele, carece de diversidade.

“Para nós, a luta na faculdade de medicina é real”, disse. “Todos nós seremos médicos, mas, além disso, todos nós seremos médicos negros”.

+ sobre o tema

Greve assombra Copa na África

Perueiros protestam contra obra para melhorar o transporte de...

Secretaria suspende testes de HIV em escolas do Maranhão

Por: SÍLVIA FREIRE   A Secretaria da Saúde do...

Bicentenario, racismo ideológico y modernidad

por: Jesùs Chucho Garcìa A lo largo de la...

para lembrar

O samba era visto como instrumento político, de aglutinação e controlo das massas

 Marta Lança entrevista Nei Lopes Em 1942 a Música Popular...

Combate à discriminação das mulheres é desafio em África

  Luanda – A deputada do MPLA Júlia...

Jacques d’Adesky lança livro no Rio de Janeiro

‘Percursos para o Reconhecimento, Igualdade e Respeito’, de Jacques...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=