Câmara de SP tem recorde de mulheres eleitas; entre as mais votadas, a transexual Erika Hilton

O total de mulheres eleitas vereadoras por São Paulo nesta eleição bateu recorde. De acordo com dados oficializados nesta segunda, 16, pelo Tribunal Superior Eleitoral, os paulistanos elegeram 13 candidatas – duas delas estão entre as 10 mais votadas, sendo uma transexual: Erika Hilton (PSOL).

Recorde de mulheres eleitas

Nos últimos oito anos, o aumento da participação feminina no Legislativo Municipal foi de 116%. Em 2012, foram eleitas seis parlamentares e há quatro anos, o total foi de 11.

O resultado deste ano destinará 23% das 55 cadeiras a mulheres. Na comparação com a atual composição, o ganho é ainda maior, já que atualmente são 8 exercendo o mandato. A diferença se dá porque uma foi eleita deputada federal em 2018, uma se licenciou do cargo para disputar a reeleição e outra deixou o cargo para virar secretária municipal.

A partir de janeiro de 2021, a lista de mulheres novas na Câmara também será alta. Das 13 eleitas, apenas cinco renovaram seus mandatos. As demais vão estrear na Casa, que também terá mais diversidade no ano que vem, com cinco negros eleitos (entre homens e mulheres).

Na divisão por bancadas, o partido mais ‘feminino’ na Câmara será o PSOL, que elegeu 4 mulheres de um total de 6 parlamentares. Percentualmente, no entanto, o NOVO só obteve duas vagas, mas as duas conquistadas por mulheres: Janaína Lima (reeleita) e Cris Monteiro.

Na lista de recorde de mulheres eleitas vencedoras desta eleição, estão ainda representantes de dois coletivos, ambos do PSOL: Silvia Andrea Ferraro, da Bancada Feminista, e Elaine Cristina Mineiro, do Quilombo Periférico. Confira a lista completa:

Foto: Imagem retirada do site Estadão

+ sobre o tema

Pabllo Vittar: “Tudo que é diferente enfrenta obstáculos”

Pabllo acumula sucessos: K.O. está entre as 50 músicas...

8ª edição da FLUP destaca o feminismo negro e celebra a poesia falada

Realizado pela primeira vez no Museu de Arte do...

Mulheres que fazem seus países avançarem

São líderes defensoras dos direitos das mulheres e outros...

Minorias ganham centro de combate à homofobia e intolerância religiosa

RIO - O governo estadual vai inaugurar na próxima...

para lembrar

Manifesto de mulheres com Dilma reúne 1.723 nomes. Assine você também!

Com a proximidade das eleições, mulheres das mais diversas regiões do...

Mostra na Caixa Cultural Recife homenageia trajetória da atriz Zezé Motta no cinema

Programação tem início na terça (6) e segue até...

Precisamos falar de Gabriele Leite

Conheci Gabi em um festival da cidade de Cerquilho...

O estardalhaço em torno da foto de Fernanda Gentil com a namorada. Por Nathalí Macedo

As prioridades dos conservadores são estranhas. Por Nathali Macedo Do DCM Temos...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=