Uefa pune Atlético de Madrid por discriminação racial e interdita setor do estádio

Enviado por / FonteUOL, por Esporte News Mundo

O Atlético de Madrid foi punido pela Uefa, entidade que regulamenta o futebol na Europa, nesta segunda-feira (11). De acordo com a entidade, alguns torcedores do clube espanhol tiveram atitudes de discriminação racial na primeira partida contra o Manchester City, válida pela fase de quartas de final da Liga dos Campeões. Assim, no jogo da volta, que acontece na próxima quarta-feira (13), na Espanha, um setor do estádio será limitado.

O comportamento de parte da torcida do Atlético de Madrid foi considerado intolerável pela Uefa, que decidiu por uma punição imediata. Desta maneira, um dos setores do Wanda Metropolitano vai ficar com menos cinco mil lugares. O clube espanhol, inclusive, já retirou as entradas que estavam a venda e sabe que o setor ficará mais vazio, mesmo se tratando de um jogo importante.

Além da punição com a interdição de parte de um setor do Wanda Metropolitano, o Atlético de Madrid também será obrigado pela Uefa a utilizar uma tarja com o slogan “Não ao Racismo” na manga da camisa dos jogadores. A punição, a princípio, é válida apenas para este segundo jogo com o Manchester City. Caso o Atlético de Madrid consiga a classificação, a Uefa estuda seguir com a punição ao clube espanhol.

A entidade europeia, assim como a Fifa, estão adotando, nos últimos anos, uma série de medidas visando restringir o preconceito dentro do futebol. Eventos importantes como a Liga dos Campeões, Liga Europa, Mundial de Clubes e Copa do Mundo também são utilizados para conscientização e luta pelo fim do preconceito.

O Atlético de Madrid perdeu o primeiro jogo da fase de quartas de final por 1 a 0. Desta forma, a equipe comandada por Diego Simeone terá que vencer por dois gols de diferença para ficar com a vaga. Para o Manchester City, qualquer vitória ou empate garante a classificação. Se os ingleses perderem por 1 a 0, a disputa vai para a prorrogação. A bola vai rolar às 16hs (de Brasília).

+ sobre o tema

Repórter da Globo comenta caso de racismo sofrido: ‘Não somos otários’

O repórter Manoel Soares, da Globo, falou hoje sobre...

2 minutos para entender – Desigualdade Racial no Brasil

Do Super A cada 12 minutos um negro é assassinado...

Flávia Oliveira: ‘Glória Maria foi corajosa ao ousar ser um corpo negro feminino no jornalismo de TV’

A despedida de Glória Maria encerra um capítulo glorioso do jornalismo...

para lembrar

Caminhos da Reportagem recebe Menção Honrosa do Prêmio Vladimir Herzog

“A Pele Negra”, episódio do programa Caminhos da Reportagem,...

Artigo: Violência contra a mulher não pode ser banalizada

No último Dia dos Namorados, circulou, nas redes sociais,...

Corpo de grávida desaparecida em Ponte Nova é encontrado sem o bebê

Mulher saiu para consulta médica no último dia 26,...

Ações Afirmativas no MP: sinalizações para o enfrentamento ao racismo estrutural?

O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=