Candidato ao governo do Piauí, Silvio Mendes diz a jornalista: ‘Você é quase negra na pele, mas é inteligente’

Enviado por / FonteG1, por Mayara Valença

Fala de teor racista foi dita durante uma entrevista à TV Meio Norte nesta quarta-feira (31). Em nota, a assessoria do candidato afirmou que Sílvio Mendes nutre admiração pela profissional e que, após a sabatina, entrou em contato e pediu desculpas, reconhecendo o erro. A jornalista preferiu não se pronunciar sobre o ocorrido.

O candidato ao governo do Piauí, Silvio Mendes (União Brasil), fez um comentário de teor racista para a jornalista Katya Dangeles durante uma sabatina na TV Meio Norte nesta quarta-feira (31). Mendes, afirmou que a profissional “era quase negra, na pele”, mas que “é uma pessoa inteligente”, após ter sido questionado sobre feminicídio e minorias.

Em nota, a assessoria do candidato afirmou que Sílvio Mendes nutre admiração pela profissional e que, após a sabatina, entrou em contato e pediu desculpas, reconhecendo o erro. A jornalista disse preferir não se pronunciar sobre o ocorrido.

Como foi a sabatina

A jornalista perguntou quais projetos Sílvio Mendes, se eleito, teria a oferecer para mulheres e minorias sociais. Em seguida, o candidato afirmou:

“Você que é quase negra na pele, mas você é uma pessoa que é inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou”, disse Silvio Mendes.

O trecho causou repercussão negativa nas redes sociais e alguns usuários apontaram como racista a fala do candidato. “Que absurdo!”, “quase negra, mas é uma pessoa inteligente”, “mas é inteligente. misericórdia”, “grande falta de respeito”, “‘você é quase negra na pele!’ O racismo estrutural gritando”, foram alguns dos comentários em resposta ao trecho do vídeo que viralizou na internet.

Abaixo, leia a íntegra da nota assinada pela assessoria do candidato:

Devido a repercussão em torno de um trecho da entrevista do candidato a governador Sílvio Mendes à TV Meio Norte, esclarece-se:

Sílvio tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava no jornal Diário do Povo cobrindo matérias políticas quando ele era prefeito de Teresina. Após a entrevista, Silvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro.

+ sobre o tema

Atirador de Connecticut alega ter sido vítima de racismo

NOVA YORK, EUA — Quando entrou no depósito...

PM mata seis vezes mais que Polícia Civil em São Paulo

Levantamento foi feito com base em estatísticas fornecidas...

Philip Anselmo: Por que Black Power pode e White Power não pode?

Por que podemos enaltecer o Black Power e não...

para lembrar

RS: briga entre neonazistas, skinheads e punks deixa ferido grave

MAURÍCIO TONETTO Direto de Porto Alegre Uma briga de...

Racismo, desigualdade e imprudência no teto do mundo

Sir Edmund Hillary (1919-2008), o neozelandês que se...

Série sobre Marielle: professor Silvio Almeida dá aula de racismo estrutural para Antonia Pellegrino

"Ao tomar consciência da dimensão estrutural do racismo, a...

Sobre sambas-enredo e ensino

Esta é uma publicação especial motivada pelo Dia da...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=