Heloisa Buarque de Hollanda é eleita para a Academia Brasileira de Letras

Enviado por / FonteDo G1

A escritora e crítica cultural vai ocupar a Cadeira 30, que era da escritora Nélida Piñon. Ela recebeu 34 dos 37 votos.

A paulista Heloisa Buarque de Hollanda, professora emérita da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi eleita para a Cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras, na tarde desta quinta-feira (20). A escritora e crítica cultural de 83 anos recebeu 34 dos 37 votos e é a 10ª mulher eleita para a Academia.

Ela vai ocupar a vaga aberta em dezembro do ano passado, com a morte de Nélida Piñon. A escritora de 85 anos foi a primeira mulher a presidir a ABL.

Para a vaga também concorreu o pintor e escritor Oscar Araripe, que teve 2 votos. Um acadêmico votou em branco.

A Cadeira 30 tem como fundador o contista Pedro Rabelo, como patrono o jornalista e romancista Pardal Mallet, e teve como titulares o advogado Heráclito Graça, o médico Antônio Austregésilo e o ensaísta, filólogo e lexicógrafo Aurélio Buarque, além de Nélida Piñon.

Vida acadêmica, literatura e curadoria

Heloisa é formada em letras clássicas pela PUC-Rio, com mestrado e doutorado em literatura brasileira na UFRJ e pós-doutorado em sociologia da cultura na Universidade de Columbia, em Nova York.

É diretora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC-Letras/UFRJ), onde coordena o Laboratório de Tecnologias Sociais, do projeto Universidade das Quebradas, e o Fórum M, espaço aberto para o debate sobre a questão da mulher na universidade.

Seu campo de pesquisa privilegia a relação entre cultura e desenvolvimento, área em que se tornou referência, dedicando-se às áreas de poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultural digital. Nos últimos anos, vem trabalhando com o foco na cultura produzida nas periferias das grandes cidades, o feminismo, bem como no impacto das novas tecnologias digitais e da internet na produção e no consumo culturais.

Heloisa também diretora da Aeroplano Editora e Consultoria, da Editora UFRJ e do Museu da Imagem e do Som (MIS-RJ). Dirigiu o Programa Culturama, na TVE, Café com letra, na Rádio MEC e alguns documentários cinematográficos, entre eles, “Dr. Alceu” e “Joaquim Cardozo”.

Foi curadora de várias exposições, entre elas “Dez anos sem Chico Mendes” (Sesc Rio, 1998), “Estética da Periferia” (Centro Cultural dos Correios, RJ, jul/2005), “H20, o futuro da águas” (Sesc Rio, jan/2009), “Vento Forte: 50 Anos de Teatro Oficina” (Centro Cultural dos Correios RJ, jan/2009) e “O Jardim da oposição” (Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio, jun/2009).

Tem vários artigos publicados nas áreas de arte, literatura, feminismo, cultura digital, cultura da periferia e políticas culturais.

Entre os livros que publicou, destaca-se a histórica coletânea “26 Poetas Hoje”, de 1976, que revelou uma geração de poetas “marginais” que entrou para a história da literatura brasileira, como Ana Cristina Cesar, Cacaso e Chacal. Essa antologia é considerada um divisor de águas entre uma poesia canônica e uma poesia contemporânea e performática. Segundo a autora, o livro causou furor na época.

Outros livros publicados por Heloísa são “Macunaíma, da literatura ao cinema”; “Cultura e Participação nos anos 60”; “Pós-Modernismo e Política”; “O Feminismo como Crítica da Cultura”; “Guia Poético do Rio de Janeiro”; “Asdrúbal Trouxe o Trombone: memórias de uma trupe solitária de comediantes que abalou os anos 70”; “Escolhas, uma autobiografia intelectual”; e “Feminista, eu¿”.

+ sobre o tema

Eu Empregada Doméstica Preta Rara – TEDxSaoPaulo

Joyce, a Preta Rara, fala do que aprendeu com...

Angélica Moreira: A memória da diáspora negra resgatada por meio da comida

A cozinheira de 59 anos resgata a culinária de...

História feminina do samba reflete o machismo na sociedade brasileira

Participação da mulher no gênero começou na fundação mitológica...

para lembrar

Condenados por Lei Maria da Penha serão impedidos de assumir cargo comissionado no Rio

“A violência contra a mulher perdura nos diferentes grupos...

Carta para minhas amigas

Caras amigas, Fonte: What Mommy Needs Esta é uma carta séria....

‘Tínhamos de fazer tudo certo’, diz Michelle sobre ela e Obama na Casa Branca

A declaração foi dada pela ex-primeira dama norte-americana, durante...
spot_imgspot_img

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...
-+=