Luísa Sonza fecha acordo por fim de processo por racismo contra advogada

Enviado por / FonteBrasil de Fato

Em 2022, a artista admitiu a 'reprodução do racismo estrutural', após ter dito que a acusação era mentirosa

A cantora Luísa Sonza fechou um acordo com a advogada Isabel Macedo para encerrar o processo em que era acusada de racismo. O trato foi firmado em 16 de agosto deste ano e o valor da indenização não foi revelado. O processo corria em segredo de Justiça.

Em nota publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta quarta-feira (20), Isabel Macedo afirma que o processo foi importante para “demonstrar como que inclinações pessoais, ainda que inconscientes, afetam o julgamento do indivíduo sobre determinados grupos minoritários”. Segundo Macedo, a resolução serviu “para o debate e para a reflexão acerca das diversas formas de racismo na nossa sociedade”.

O caso aconteceu em 2018, em Fernando de Noronha. Em entrevista ao site Notícia Preta, Isabel Macedo lembrou o episódio. “Era meu aniversário, e eu tinha viajado sozinha. Estava dançando, me divertindo e aproveitando a festa. Por um acaso, parei atrás da Luísa. No evento tinha vários famosos, mas nem sabia quem era ela. Nunca tinha ouvido falar. Foi então que ela virou, bateu no meu ombro e disse: ‘Pega um copo d’água pra mim?’. Eu respondi que não tinha entendido, ela repetiu a frase e completou ‘Você não trabalha aqui?'”

“A branquitude sempre nos enxerga nessa posição de serviçal? Por que nos entendem como pessoas que só podem servi-los, mas nunca como pessoas que podem consumir, viver e viajar como eles?”, perguntou Macedo.

Quando foi acusada de racismo, Sonza negou. Porém, em 5 de outubro de 2022, Sonza usou suas redes sociais para se retratar. “Estou lidando com essa situação como uma oportunidade para tentar ser melhor”, afirmou a cantora.

+ sobre o tema

Camila Pitanga, Angelica e outros artistas se manifestam sobre morte da menina Ágatha

Famosos se mostram indignadas com situação, transmitem sentimentos à...

Anarquismo, racismo e lutas de classes

A opressão racial continua a ser um ponto característico...

A África do Sul tem razão

O fato de o Hamas ter cometido crimes brutais —o sequestro...

Seria isto racismo?

Fonte: Ainda a Mosca Azul -   Visito a agência de...

para lembrar

Nicole Kidman se recusa a falar ‘nigger’ em cena de ‘The paperboy’

Protagonista de uma das cenas mais comentadas do cinema...

Grécia: Protesto Anti-Racista em Imagens

Este artigo faz parte da nossa cobertura especial Europa...

Federais criam cotas de mestrado e doutorado

Após um ano da Lei de Cotas, universidades...
spot_imgspot_img

Uma supernova

No dia em que minha irmã nasceu, a Nasa fotografou uma supernova no universo. Quando minha irmã nasceu, foi uma das maiores alegrias da minha...

Número de crianças e adolescentes mortos pela polícia cresce 58% sob governo Tarcísio, apontam dados da SSP

O número de crianças e adolescentes mortos pela polícia aumentou 58% entre 2022 e 2023 — primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) —,...

A ‘inteligência artificial’ e o racismo

Usar o que se convencionou chamar de "inteligência artificial" (pois não é inteligente) para realizar tarefas diárias é cada vez mais comum. Existem ferramentas que, em...
-+=