Combate ao racismo é tema de curso para metalúrgicos do Rio Grande do Sul

Atividade aconteceu hoje (7) em Porto Alegre e é uma iniciativa da CNM/CUT. Intenção é difundir o tema e inserir a luta pela igualdade racial entre as principais bandeiras da categoria.

O Curso de Formação Sindical “Combate ao Racismo para a Construção da Igualdade Racial”, promovido pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), formou hoje (7) a primeira turma do Rio Grande do Sul. O evento, que foi realizado ao longo do dia em Porto Alegre, faz parte das ações da Secretária de Igualdade Racial da CNM/CUT para sensibilizar federações e sindicatos sobre o problema do racismo no país.

A atividade é um resumo do primeiro módulo do curso, que reuniu lideranças de todo país entre os dias 26 a 30 de junho, no Instituto Cajamar, interior de São Paulo. A ideia é levar a temática para as federações e sindicatos cutistas do Brasil inteiro. “Infelizmente, os dirigentes e trabalhadores não têm agenda para uma semana de curso. Por isso, sintetizamos o conteúdo para debater a questão racial sem perder o compromisso do movimento sindical pela luta da igualdade. O Sul do país foi apenas o começo da nossa empreitada”, disse Christiane Aparecida dos Santos, secretária de Igualdade Racial da CNM/CUT.

O curso mostrou a contribuição dos africanos para o desenvolvimento humano
O curso mostrou a contribuição dos africanos para o desenvolvimento humano

O evento teve 40 participantes, entre dirigentes sindicais, membros de comissões de fábrica e de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) e trabalhadores da base.

O curso em Porto Alegre foi ministrado pelo sociólogo e professor Uvanderson Silva, que abordou temas como a contribuição dos africanos para o desenvolvimento humano universal, colonialismo e luta de classes, racismo no Brasil, a luta dos trabalhadores e a questão racial e desafios contemporâneos para a promoção da igualdade racial. Além disso, o curso contou dinâmicas para interação em grupo.

O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, também esteve presente no curso e enfatizou a importância da história para aprofundar a consciência sobre a questão racial no país. “O curso não é apenas para negros. É uma atividade para aqueles que militam na área, para quem é contra o racismo e acredita em uma sociedade sem desigualdades. É uma discussão que precisa sair da sala de aula e ser dialogada com companheiros e companheiras que não tiveram a oportunidade de aprender no curso”, comentou.

 

Fonte: CNM Cut

+ sobre o tema

Conferência Livre Feminista de Comunicação

  Da comunicação que temos, à comunicação que...

Nota do Cimi: O Governo Dilma, o agronegócio e os Povos Indígenas

O Governo Federal dá mostras cada vez mais...

Edital seleciona artistas brasileirxs para ilustrar relatório que será apresentado na ONU

Divulgar artistas brasileiros/as que abordam temas relacionados a direitos...

Na Argentina, deputados aprovam aborto. No Brasil, discutem Adão e Eva

A expectativa era imensa. Milhares de mulheres que haviam...

para lembrar

Jovens Mulheres Líderes – A mulher na mídia

Como a mulher é representada na televisão? Como os...

Enfrentamento ao racismo é abordado de forma limitada

Considerando a relevância do racismo, pode-se dizer, que o...

Saúde da mulher negra recebe atenção especial no Outubro Rosa

Toda sexta-feira deste mês será de ações para as...
spot_imgspot_img

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...

‘Enem dos Concursos’ será aplicado no próximo domingo (5); confira cronograma completo

A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado 'Enem dos concursos", será aplicada no próximo domingo (05), em 228 municípios. O concurso oferece 6.640 vagas...

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...
-+=