“Existe um racismo velado, mas muito poderoso”, diz Leo Madeira sobre preconceito no Brasil

Por: Jovem Pan

Formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, Leo Madeira ficou conhecido como vencedor do concurso Caça VJ da MTV, em 2002, quando passou a integrar as principais atrações da emissora. Quem era fã da emissora se lembra dele em Acesso MTV, Mochilão e Jornal MTV. Seu último projeto é a série Nota 10 – A Cor da Cultura, exibida pelo Canal Futura, que fala sobre a conscientização das diversidades raciais e o papel da educação sobre o tema.

Leo conta sobre as lições tiradas das viagens: “Nós brasileiros acabamos esquecendo algumas das nossas raízes, pela própria osmose do ensino, pelo jeito que a história é transmitida na escola”, conta ele. Com a experiência, o apresentador ficou decepcionado ao perceber como o racismo acontece no Brasil: “Existe um racismo muito velado, mas muito poderoso, que impede o desenvolvimento de muitas pessoas”.

Madeira ficou feliz em constatar que com a lei da obrigatoriedade do ensino sobre a cultura afro-brasileira as escolas brasileiras têm evoluído na transmissão da identidade e história de povos “que foram vencidos”. Devido à disparidade da educação brasileira, porém, muitas escolas ainda não cumprem a lei. “O projeto visa municiar as escolas e professores com material didático para que eles possam cumprir a lei e ter oportunidade de ensinar sobre o patrimônio africano”.

No programa, ele viaja para várias cidades brasileiras, conversando com alunos, professores e especialistas da educação para ver de que forma o Brasil está estudando suas raízes. “Correr atrás do seu passado é importante”, diz. Segundo ele, a cultura africana não está apenas na dança ou na culinária, mas também na engenharia, arquitetura e outras ciências práticas que acabam passando despercebidas. “Toda e qualquer área do conhecimento cultural e prático tem alguma influência da cultura africana”, arguenta.

Tempos de MTV

Leo trabalhou oito anos na MTV, e tem muitas lembranças boas da época, como a primeira vez que foi para a Casa da Praia da MTV, o estúdio de verão da emissora. Lá, encontrou justamente o apresentador do Morning Show, Edgard. “Lembro de estar lá, tenho essa lembrança positiva de como vocês foram receptivos e simpáticos”, diz Leo. Para ele, a MTV foi muito importante na época em que as pessoas ainda não tinham internet para ficar por dentro das novidades: “a gente descobria os lançamentos e clipes pela MTV”.

Fonte: jovem pan

+ sobre o tema

Dandara: esposa, mãe e guerreira

Herói negro conhecido pela luta contra a opressão negra...

Diálogos Ausentes: A presença de artistas negros na música

 Estão presentes no encontro, ainda, dois artistas selecionados pela...

Moda reforça protagonismo feminino em ‘Pantera Negra: Wakanda para sempre’

O filme "Pantera Negra", que tem sequência confirmada para este ano,...

Pelé deve ganhar estátua do Clube dos 13 no Maracanã, diz colunista

Às vésperas de completar 70 anos de idade, Pelé...

para lembrar

“Hamba Kakuhle, Tata Madiba” – A mais emocionante homenagem a Mandela

O coro musical Soweto Gospel Choir, da África do...

Escola de Dança da FUNCEB abre inscrições para curso profissionalizante

Por Rosilda Oliveira Unidade do Centro de Formação em...

Sede de antiga colônia nazista será demolida

Prédios de tijolos com suástica de antiga colônia nazista...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=