Modelo negra é agredida com empurrões e insulto racista em metrô da Inglaterra

A modelo londrina Mahaneela Choudhury-Reid, de 21 anos, sempre aparece nas páginas de revistas da Inglaterra como uma das mulheres mais bonitas e estilosas do país. Mas na última quarta-feira, as agressões sofridas por ela na estação Regents Park, da capital, estamparam os jornais. Mahaneela afirma ter sido chutada, empurrada e chamada de “negra filha da p*” por um homem branco, careca, de óculos e bem vestido. Após denunciar o caso no Twitter, o nome da modelo ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter do país.

“Esta manhã, na estação de Regents Park I foi vítima de um ataque por motivos raciais. Entrei no elevador com pelo menos quinze outras pessoas. As portas estavam se fechando e eu estava de frente para ela. De repente, um homem branco com cerca de 45 anos me empurrou com força total com as duas mãos sobre os meus ombros para dentro do elevador. Ninguém reagiu. À medida que o elevador subia, eu me virei para encarar o homem que estava de costas para mim. Ele continuou a me empurrar e ninguém reagiu”, contou a moça na rede social.

Logo após o desabafo, Mahaneela ganhou apoio dos seguidores. O homem ainda não foi identificado, mas diretor de operações do metrô de Londres, Phil Hufton, afirmou que a empresa vai investigar o incidente. As informações são do site London 24.

“Todos os nossos clientes têm o direito de utilizar os nossos serviços sem medo de ser maltratado. Nós não vamos tolerar um comportamento ofensivo em relação aos nossos clientes ou funcionários e nós incentivamos essa cliente a relatar o incidente à Polícia de Transporte Britânica. Vamos trabalhar com eles para investigar a fundo este incidente”.

Hufton completou, afirmando que todos os 700 funcionários da polícia de transporte têm trabalhado para eviar casos como este nas estações de metrô. Mahaneela afirmou que vai denunciar o caso à PTB e também mandou uma mensagem através do Twitter para as testemunhas da agressão.

“Para todos os adultos que presenciaram o que aconteceu esta manhã na estação Regent Park, que vergonha. Este é um exemplo clássico do “efeito de proximidade”, em que as pessoas não sentem a necessidade de agir, porque eles acreditam que os outros vão intervir. Nós não podemos permitir que as pessoas se comportam dessa maneira, porque perpetua a idéia de que este tipo de ataque é aceitável. As pessoas precisam resistir a qualquer tipo de violência / racista atos que eles ver- e acabar com este tipo de discriminação. Não basta pensar que alguém vai lidar com a situação. Se você ver algo que você não concorda, reaja”, finalizou.

 

 

Fonte: Globo

+ sobre o tema

Dove pede desculpas e retira anúncio considerado racista

A marca de higiene pessoal e beleza Dove pediu...

Na delegacia, suspeita de carta racista não responde a nenhuma pergunta sobre o caso

Jane Cordeiro pode responder por injúria racial, racismo e...

Ninguém nasce racista

O racismo limita e impede o desenvolvimento de crianças...

Leci Brandão se indigna contra ato de racismo em MG

No Twitter e no Facebook, deputada comunista protesta e...

para lembrar

Itens do Holocausto são encontrados à venda no eBay

Uma investigação feita por um jornal britânico fez...

Bahia lidera número de crimes contra jovens e negros no Brasil

por Gilvan Reis No estudo do Mapa da Violência 2012, realizado...

Niousha Roshani, antropóloga: ‘O discurso de ódio on-line pode matar’

Pesquisadora do Berkman Center, da Universidade de Harvard, iraniana...
spot_imgspot_img

Funcionária de academia será indenizada por racismo: “cabelo de defunto”

Uma funcionária de uma academia em Juiz de Fora (MG), na Zona da Mata, será indenizada em R$ 15 mil por sofrer racismo. De...

Efeito Madonna no Rio

Uma mulher. Uma mulher de 65 anos. Uma artista de fama planetária que, aos 65 anos, 40 de carreira, é capaz de mobilizar para...

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...
-+=