Transexual é eleita prefeita de Raigarh, na Índia

Uma cidade na região central da Índia elegeu uma transexual para o cargo de prefeita. O momento histórico acontece nove meses após a Suprema Corte estabelecer que os transexuais devem ser reconhecidos como um terceiro gênero. 

Madhu Kinnar, 35, venceu a eleição em Raigarh no domingo (4), após derrotar o Partido Bharatiya Janata com uma diferença de 4.537 votos .

Kinnar, filiada a um partido independente, é da casta “intocável” Dalit. Ela estudou até o 8º ano, e passou a sobreviver cantando e dançando em trens.

“As pessoas mostraram confiança em mim. Eu considero essa vitória como amor e bênçãos do povo, e empenharei todos os meus esforços para alcançar os sonhos dos eleitores”, afirmou.

Entre as prioridades da candidata eleita estão a construção de sistemas de esgoto e o restabelecimento da política de cartões de alimentação para cidadãos de baixa renda.

Kinnar não é a primeira transexual a ser eleita para o posto, mas é a primeira que vai assumir o cargo sem o risco de ser destituída por um tribunal. Segundo o Telegraph, em duas outras ocasiões – em 1999 e em 2000 – transexuais foram eleitos para prefeituras, mas tiveram que deixar o cargo porque a vaga era reservada para mulheres.

De acordo com ativistas, há centenas de milhares de transexuais na Índia, mas sem reconhecimento legal, eles sofrem discriminação, abuso e, muitas vezes, são forçados à prostituição.

Em abril do ano passado, a Suprema Corte do país reconheceu legalmente os transgêneros como um terceiro gênero e pediu que o governo assegure que eles sejam tratados igualitariamente.

+ sobre o tema

para lembrar

Feminicí­dio

Feminicí­dio: O que é “O feminicídio é a instância última...

Mulher, negra e feminista: conheça a nova vice-presidenta da UNE

Moara Correa Saboia teve uma trajetória meteórica no movimento...

Rachel Maia assume o cargo de CEO da Lacoste Brasil

Em seu último cargo à frente da Pandora Brasil,...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=