Transexual é eleita prefeita de Raigarh, na Índia

Uma cidade na região central da Índia elegeu uma transexual para o cargo de prefeita. O momento histórico acontece nove meses após a Suprema Corte estabelecer que os transexuais devem ser reconhecidos como um terceiro gênero. 

Madhu Kinnar, 35, venceu a eleição em Raigarh no domingo (4), após derrotar o Partido Bharatiya Janata com uma diferença de 4.537 votos .

Kinnar, filiada a um partido independente, é da casta “intocável” Dalit. Ela estudou até o 8º ano, e passou a sobreviver cantando e dançando em trens.

“As pessoas mostraram confiança em mim. Eu considero essa vitória como amor e bênçãos do povo, e empenharei todos os meus esforços para alcançar os sonhos dos eleitores”, afirmou.

Entre as prioridades da candidata eleita estão a construção de sistemas de esgoto e o restabelecimento da política de cartões de alimentação para cidadãos de baixa renda.

Kinnar não é a primeira transexual a ser eleita para o posto, mas é a primeira que vai assumir o cargo sem o risco de ser destituída por um tribunal. Segundo o Telegraph, em duas outras ocasiões – em 1999 e em 2000 – transexuais foram eleitos para prefeituras, mas tiveram que deixar o cargo porque a vaga era reservada para mulheres.

De acordo com ativistas, há centenas de milhares de transexuais na Índia, mas sem reconhecimento legal, eles sofrem discriminação, abuso e, muitas vezes, são forçados à prostituição.

Em abril do ano passado, a Suprema Corte do país reconheceu legalmente os transgêneros como um terceiro gênero e pediu que o governo assegure que eles sejam tratados igualitariamente.

+ sobre o tema

Drag queen é agredida com golpes de foice em São Gonçalo

Jovem de 19 anos estava em uma lanchonete no...

Renda de casais homoafetivos é 65% maior do que a de heterosexuais, diz IBGE

O levantamento, de acordo com economista, potencializa o chamado...

Joseane Borges: 1ª mulher trans do Piauí com título de bacharel em Serviço Social

Joseane Gomes Santos Borges é a primeira mulher transexual...

para lembrar

Executiva mais bem paga do mundo é transexual

Martine Rothblatt, de 60 anos, foi a mais bem...

Deputado indiano pede desculpas após prometer estuprar mulheres

Um parlamentar indiano se desculpou após ter prometido matar...

Índia: Suicídio de jovem pesquisador dalit gera onda de protestos contra discriminação por castas

Sem terra, escola ou respeito, 'os intocáveis' são discriminados...
spot_imgspot_img

Cotas pelo mundo: ação garante ‘intocáveis’ na Índia e negros em Harvard

Sancionada em agosto de 2012, a Lei de Cotas (nº 12.711) brasileira segue uma longa trajetória de políticas públicas adotadas ao redor do mundo,...

Machismo na Índia: dossiê ressalta o árduo caminho das mulheres que lutam por igualdade

Mais da metade das mulheres indianas com idade entre 15 e 49 anos acreditam que o homem tem direito de bater na esposa se ela...

As mulheres Dalit que lutam contra estupros, pobreza e preconceito na Índia

"Somos vítimas de violência porque somos mulheres, pobres e de casta inferior — tão desprezadas por todos", disse uma mulher Dalit à pesquisadora Jayshree...
-+=