Indian Wells: Serena encerra boicote de 14 anos por racismo

Demorou 14 anos para Serena Williams decidir pelo retorno a Indian Wells, nos Estados Unidos. Atual  número 1 da lista da WTA, a norte-americana sofreu insultos racistas em 2001, quando disputava a final do torneio. Nesta quarta-feira, ela confirmou sua volta em comunicado publicado no site da revista Time.

Do Uey

“Jogo pelo amor ao esporte e com todo esse amor na cabeça, e com um novo entendimento do que é o perdão, é que anunciou que voltarei a Indian Wells em 2015”, encerrou a dona de 19 títulos de Grand Slam. Serena, contudo, voltará sem a companhia da irmã Venus.

Campeã do Aberto da Austrália no último sábado, Serena demonstrou que o ocorrido na competição californiana se mantém vivo em sua memória. Na ocasião, a melhor do mundo decidiu não entrar em quadra para enfrentar Venus pelas semifinais por conta de uma tendinite que arremeteu sua irmã mais velha. O fato gerou descontentamento por parte da torcida, que ofendeu Serena durante a decisão diante da belga Kim Clijsters. O título terminaria nas mãos da norte-americana.

“Foi duro, para mim, esquecer as horas que passei chorando no vestiário de Indian Wells depois de vencer em 2001, dirigir de volta para Los Angeles sentido que havia perdido o maior jogo de todos os tempos, não apenas um jogo de tênis, mas uma luta pela igualdade”, recordou.

Após aquele episódio, nem Serena nem Venus voltaram a jogar nas quadras duras de Indian Wells. No entanto, a melhor tenista da atualidade também tem boas recordações do torneio: “Foi lá que venci minha primeira partida como profissional, em 1997, com a minha irmã nas duplas. Minha primeira grande vitória aconteceu lá, quando bati Steffi Graf na final de 99”.

“Pensei em voltar a Indian Wells várias vezes durante minha carreira”, admitiu a norte-americana de 33 anos. “Alguns disseram que eu não deveria voltar lá nunca mais e outros que deveria voltar no ano seguinte. Eu entendo suas perspectivas e apenas segui meu coração”, encerrou Serena.

+ sobre o tema

Novas regras tentam reduzir letalidade da PM de SP

Por: Luis Kawaguti     Após registrar uma alta de 24% no...

Editores e racismos

Sou negro e cometo racismo contra negros. Sou como...

É o racismo, estúpidos.

Por Edson Lopes Cardoso O repórter Bernardo Mello Franco, de "O Globo",...

Funcionários negros revelam cultura de racismo na Tesla, gigante controlada por Elon Musk

Três ex-funcionários negros da Tesla, empresa automotiva e de...

para lembrar

Brasileiro Fred, do Manchester United, é alvo de racismo no Instagram

O jogador brasileiro Fred, do Manchester United, foi alvo...

Brasil tem 1,69 milhão de indígenas e 1,33 milhão de quilombolas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=