Para 1ª vez, USP irá distribuir kit oficial voltado para calouras

Material foi solicitado às universitárias integrantes da Marcha Mundial das Mulheres

Por Mariana Queen,  do R7

Pala primeira vez em sua história, a USP (Universidade de São Paulo) irá distribuir um material oficial e exclusivamente voltado para as alunas ingressantes. Ao todo, 15 mil exemplares de um manual de oito páginas intitulado “Mulheres na Universidade” será distribuído aos estudantes a partir de amanhã (11), primeiro dia da matrícula presencial dos aprovados.

Segundo estudantes, a elaboração do conteúdo foi solicitada às alunas que compõem a Marcha Mundial das Mulheres na USP junto ao grupo feminista Núcleo Helenira Resende.

Interesse foi manifestado pelo pró-reitor de graduação da universidade, Antonio Carlos Hernandes, no dia 21 de janeiro, durante uma das audiências da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Trotes, instaurada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para investigar atos de violências nas universidades.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a universidade informou que o material foi impresso e será distribuído “a pedido de alguns coletivos femininos da Universidade”.

— Será incluído no material distribuído aos novos alunos desse ano um texto de autoria desses grupos sobre as mulheres na Universidade. Foram impressos 15 mil exemplares deste texto, pois a distribuição será feita junto com outros materiais que já estavam prontos.

Uma das integrantes do Núcleo Helenira Resende que ajudou na confecção do manual, Helena Zelic, estudante de letras na USP, avalia que a ação é uma conquista do movimento.

— Só conseguimos fazer essa ação [de distribuir os manuais para alunas], porque tivemos um primeiro canal de conversa com a reitoria durante CPI. Achamos incrível as novas ingressantes receberem o material. É algo novo que trará novos frutos.

Outro grupo feminista da universidade, a Frente Feminista, também irá distribuir uma material voltado para as alunas, o chamado “Manual da Caloura”, durante a recepção dos alunos.

Semana 

Segundo a assessoria de imprensa da USP, a 17ª Semana de Recepção aos Calouros, que marcará o início do ano letivo de 2015, acontecerá em todos os campi da instituição, entre os dias 23 e 27 de fevereiro. Nesse período, as aulas regulares são substituídas por palestras, oficinas, bate-papos com egressos, campanhas educativas e ações sociais.

Com o tema “Feliz Veterano Novo”, a campanha deste ano enfatiza a ideia de que o calouro já é parte da instituição e será o próximo veterano.

O slogan está estampado em cartazes e cartões, que serão distribuídos aos novos alunos no dia da matrícula, junto com um questionário elaborado pela Liga Atlética Acadêmica da Universidade, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, para colher informações sobre práticas esportivas dos calouros e convidá-los a participar dos campeonatos esportivos.

O material distribuído também contém o Código de Ética da Universidade e dois marcadores de livro que trazem destacados o artigo 21º do Código de Ética e o artigo 2º da Portaria GR nº 3.154, reforçando a ideia de que a USP não tolera nenhum tipo de violação aos direitos humanos.

 

+ sobre o tema

Painel com rosto de Marielle é restaurado após ser alvo de vandalismo em SP

Um painel com o rosto de Marielle Franco pintado...

Casal afirma que o poliamor os ajuda a ter um lar mais feliz

Gracie, 48anos, e o marido Oz, 41, têm um...

1° Seminário de travestis e transexuais negras da Região Nordeste acontece em Maceió

As transexuais e as travestis da Região Nordeste tem...

para lembrar

ONU alerta para avanço de discursos que desprezam mulheres e minorias

No mês em que o mundo comemora o Dia...

Sabrina Vechi, a mais nova vítima de feminicídio no Brasil

Feminicídio: Sabrina Vechi foi assassinada pelo marido no dia...

Presidente de empresa deixa cargo depois que filha lista coisas que ele perdeu

Nos Estados Unidos, o presidente da empresa de gestão...

Taís Araújo irá integrar Saia Justa

O programa Saia Justa, do canal a cabo GNT,...
spot_imgspot_img

Ana Maria Gonçalves anuncia novos livros 18 anos após lançar ‘Um Defeito de Cor’

Dois novos livros de Ana Maria Gonçalves devem chegar ao público até o fim de 2024. As novas produções literárias tratam da temática racial...

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...
-+=