Primeira música em inglês do grupo Pussy Riot homenageia negro morto nos EUA

NOVA YORK (Reuters) – O grupo punk rock russo Pussy Riot lançou sua primeira canção em inglês nesta quarta-feira, uma homenagem musical para Eric Garner, que foi morto ao ser imobilizado no pescoço pela polícia e cuja morte provocou amplos protestos contra a violência policial nos Estados Unidos.

No R7 

Nadya Tolokonnikova e Maria Alyokhina gravaram a canção “I Can’t Breathe” (“Eu Não Consigo Respirar”) em Nova York em dezembro, depois que o grande júri decidiu não indiciar um policial branco de Nova York envolvido na morte de Garner.

A dupla disse que dedicava a sua primeira canção em inglês a Garner. Batizada de “Eu Não Consigo Respirar”, o título é uma referência às palavras repetidas pela vítima antes de sua morte.

“Essa música é para Eric e todos aqueles da Rússia e dos EUA e ao redor do mundo que sofrem com o terror de Estado – mortos, imobilizados, pereceram por causa da guerra e da violência de todos os tipos patrocinada pelo Estado”, disseram as russas em comunicado.

No vídeo divulgado no YouTube, as cantoras, que vestem uniformes da polícia antimotim russa, são lentamente enterradas vivas.

Alyokhina e Tolokonnikova passaram quase dois anos na prisão após serem condenadas por vandalismo motivado por religião na sequência de um protesto em 2012 contra o presidente russo, Vladimir Putin, dentro de uma catedral de Moscou.

A prisão e a sentença de quase dois anos provocaram um clamor global. Elas foram libertadas em 2013 depois que Putin lhes concedeu anistia.

(Reportagem de Patricia Reaney)

+ sobre o tema

O dia em que decidiram não se calar sobre violência policial

A jornalista paulistana Laura Capriglione, de 56 anos, não...

Plataforma de denúncia de violência policial recebe prêmio internacional

DefeZap foi premiado por inovação no acesso à Justiça em...

Por que os homens não se consideram machistas e os brancos não se consideram racistas?

Pesquisas mostram reconhecimento de racismo e machismo na sociedade,...

Racismo Estrutural: Onde fica o Direito?

A ausência negra na prática da advocacia diz muito...

para lembrar

Permitam que a nossa escola se chame ‘Nelson Mandela’

Há cinco anos, conseguimos implementar o estudo da História...

Professor monta museu de r$ 2,4 milhões sobre racismo

Uma coleção de objetos antigos expostos nos Estados Unidos...

Nike permite Jesus e Cristo, mas veta Exu e Ogum de camisas da seleção brasileira

A customização das camisas da seleção brasileira já havia...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=