Prefeitura de São Paulo presenteia Papa Francisco com disco “Sobrevivendo no Inferno” do Racionais MC’s

Encontro ocorreu durante seminário realizado nesta semana no Vaticano, que contou com a participação do prefeito Fernando Haddad 

no Catraca Livre

Uma cruz e o salmo 23, capítulo 3 – “Refrigere minha Alma e guia-me pelo caminho da Justiça” – estampam a capa do quarto disco do grupo Racionais MC’s, “Sobrevivendo no Inferno”. O álbum de 1997 é o presente escolhido pela Prefeitura de São Paulo para o Papa Francisco, durante viagem realizada por Fernando Haddad a um seminário realizado no Vaticano nesta semana.

A escolha partiu de um grupo de jovens da periferia paulistana, que entregou “Sobrevivendo no Inferno” ao coordenador de Políticas para Juventude, Cláudio Aparecido da Silva.  Com inúmeras menções a textos bíblicos em músicas como “Gênesis” e “Capítulo 4, Versículo 3”, ambas escritas por Mano Brown, o disco aborda temas ligados à desigualdade social, violência e o dia a dia da periferia na maior cidade da América do Sul.

Destaque para “Diário de um Detento”, faixa que buscou inspiração nos relatos do diário de Jocenir, ex-detento do extinto Carandiru, para se transformar no maior sucesso do quarteto formado, também, por Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.

Haddad cobra compromisso ambiental 

Apesar de ainda não ter sido entregue ao pontífice,  Haddad esteve com o Papa Francisco na última terça-feira, 21 de julho. Na ocasião, o prefeito, junto com outros chefes de administrações municipais vinculados à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), entregou uma carta ao pontífice onde ressalta a importância do compromisso, de governos locais e prefeituras,  de reverter a crise climática global.

Lembrou também de metas estabelecidas para encontrar novos caminhos que conciliem o desenvolvimento das cidades com o  aumento de emissões de gases de efeito estufa.

Os prefeitos ainda pedem que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheça a importância dos governos locais na sustentabilidade do mundo e desenvolvimento humano.

O secretário de Relações Internacionais da Prefeitura, Vicente Travas, que segue em seminário em Roma, deve deixar o LP aos cuidados do Papa por meio do chanceler do Sacro Colégio.

+ sobre o tema

Sambista Leci Brandão ganha homenagem por seus 70 anos

A sambista Leci Brandão, cantora e compositora de alguns...

Rede de ensino de português no exterior atinge EUA e Canadá

Fonte: Lusa Agente de Notícias de Portugal Lisboa,...

Aryson Heráclito celebra ancestralidade yorubá na mostra ‘YORÙBÁIANO’

O artista baiano Ayrson Heráclito reverencia em suas obras a herança...

para lembrar

Barbie negra: Matel lançou 10 novas bonecas para trazer diversidade e representatividade

Barbie negra: A Mattel lançou uma nova coleção de...

Africanos devem escrever História dos países

Iva Cabral, filha de Amílcar Cabral, disse, na sexta-feira,...

Integracion Regional Sin Exclusion Afrodescendientes


    Más de 150 millones de afrodescendientes son sometidos a...

Lula: “os africanos sabem cuidar do seu nariz”

Em debate com o ex-presidente, a ativista liberiana...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=