Professora de Piracicaba denuncia mãe de aluno por crime de racismo

Vítima leciona em escola municipal no bairro Jupiá; crime aconteceu no fim da tarde de quinta-feira

Por André Thieful, do Jornal de Piracicaba

Uma professora de 41 anos, que atua na Escola Municipal de Educação Infantil Marisa Elvira Ell Faganello, no bairro Jupiá, acusou a mãe de um aluno de chamá-la de ‘macaca’ no fim da tarde de quinta-feira (13/08). O caso foi parar no Plantão Policial, onde foi registrado um boletim de ocorrência de injúria racial, ameaça e desacato.

De acordo com a professora, a mãe foi buscar o filho às 17h50, quando o horário para pegar a criança é às 17h30. Ao ser advertida sobre o atraso, a mulher passou a desacatá-la e a ofendê-la com o termo preconceituoso.

Ao JP, ela explicou que a mãe, de 21 anos, informou por telefone que iria se atrasar porque tinha quebrado o carro e que mandaria alguém para buscar a criança. A pessoa indicada por ela, no entanto, não constava na lista da escola como autorizada para se responsabilizar pelo aluno. Pouco depois, a mãe chegou à escola.

“Eu disse que ela teria que assinar o caderno de retirada da criança e a ficha de advertência pelo atraso e ela disse que não assinaria e passou a me questionar e disse: ‘eu estou cansada de você sua macaca!’”, afirmou.

Segundo ela, outras duas professoras testemunharam o xingamento. “Espero que ela pague pelo que fez. Foi uma decepção muito grande. Em 20 anos de magistério nunca pensei que fosse enfrentar uma situação dessa.”

O crime de injúria racial prevê pena de reclusão de um a três anos e multa. A autora também poderia ter sido presa imediatamente, mas no caso não houve flagrante e, apesar de identificada, ela vai responder em liberdade.

O boletim de ocorrência, registrado pelo delegado Pedro Guimarães Filho, será encaminhado para a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), onde a ocorrência será investigada.

Questionada, a Secretaria Municipal de Educação informou que vai acompanhar o caso e dar o suporte, se necessário, à professora.

OUTRO CASO — No dia 3 de setembro do ano passado, uma mulher de 53 anos foi presa em flagrante por agentes da Guarda Civil pelo crime de racismo. Ela teria ofendido uma dona de casa, de 35 anos, utilizando termos pejorativos contra a mulher, que é afrodescendente.

Por volta de 21h30, a acusada passou a ofender a vítima em frente à uma igreja evangélica localizada na avenida Armando de Salles Oliveira. No momento da ofensa havia diversas pessoas no local, o que provocou a indignação dos presentes. A mulher pagou fiança para responder em liberdade.

+ sobre o tema

SOS Racismo: La nueva Ley de Extranjería amplía el racismo institucional

Barcelona, 26 nov (EFE).- La organización humanitaria SOS Racismo...

RACISMO EM ARACAJÚ: Advogado confirma processo contra médica

Fonte: NeNotícias - Diego Gonzaga, funcionário da GOL que foi...

Magazine Luiza e um passo de ruptura com o pacto da branquitude

As desigualdades raciais no mundo do trabalho são vistas...

Letieres Leite: ‘Já vi bloco recusar cantor por dizer que parecia macaco’

Comemorando 10 anos de Orkestra Rumpilezz com “A Saga...

para lembrar

“Imaginar pessoas negras no futuro já é por si só ato de resistência”, afirma autora GG Diniz

Segundo o historiador e filósofo camaronês Achille Mbembe, nos...

Senti na pele

Leonardo, 30 anos, estudante de Pedagogia na UFRJ do Senti...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=