Enfermeira denuncia turista após ser chamada de “macaca” em hospital de Arraial do Cabo

Uma enfermeira de 38 anos foi vítima de injúria racial no Hospital Geral de Arraial do Cabo, na última quinta-feira (20). Debora da Silva Nascimento denunciou uma turista chilena que a teria chamado de “monkey, monkey, monkey”, que significa macaco em inglês.

por Bertha Muniz no Clique Diário

imagem: Geledés

Debora contou que estava no plantão da unidade de saúde, quando a turista chegou com o irmão que tinha sofrido uma queda. De acordo com a enfermeira, a turista estava muito nervosa e questionando o atendimento do hospital. Ainda segundo a vítima, a turista também teria ofendido outras enfermeiras, chamando-as de faveladas.

A Polícia Militar (PM) foi acionada e compareceu ao local. A enfermeira, a turista e mais duas testemunhas prestaram depoimento na 125ª Delegacia Policial de São Pedro da Aldeia (125ª DP), que estava de plantão no dia do ocorrido. O caso será encaminhado à 132ª DP (Arraial do Cabo).

De acordo com a Polícia Civil, a turista pagou fiança e foi liberada.  A Prefeitura de Arraial do Cabo afirmou que “o hospital está acompanhando o caso e dando todo apoio para a funcionária”.

imagem- Clique Diário

Em uma rede social a enfermeira falou sobre a sensação de impunidade após o ocorrido. “Hoje sofri racismo no meu local de trabalho onde cuido de pacientes e dou o meu melhor. Saio da minha casa, deixo meus filhos venha exercer minha função, meu trabalho que tanto amo. Só esquecemos que não só lidamos com paciente que está doente, mas familiares que muitas das vezes nos ofendem. Fui ofendida por uma turista chilena que me chamou de monkey. Chamei a polícia, fui à delegacia fiz tudo que um cidadão de bem faria, só que pra minha surpresa ela pagou uma fiança e foi embora. Tenho que procurar um advogado para dar andamento ao processo pra que ela seja penalizada. Fiquei me perguntando sentada naquela cadeira onde está a justiça que tanto proferimos, o próprio delegado me disse que precisamos mudar a lei as penalidades são pequenas”,  desabafou .

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Mais uma denúncia de racismo em shopping center paulista. Por Donato

A história se repete. Há dois dias, o menino...

Aposentadoria desejada

As características da sociedade brasileira precisam ser consideradas no...

Goiás tem quatro municípios entre as cem cidades brasileiras com maior probabilidade de um jovem ser assassinado

Matéria publicada em Jornal O Popular, Cidades, 22/07/09 Relatório divulgado...

O recado dos atleticanos aos torcedores racistas

por José Antonio Lima no Blog Esportifino A torcida do Atlético-MG deu na...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=